5 de junho, sexta-feira -A ABRACAM mostra os destaques do dia

 Cem dias depois do 1º caso de coronavírus, o Brasil passa a Itália em número de mortes. São mais de 34 mil vítimas, 1.473 em 24 horas, o terceiro recorde seguido. Enquanto os números disparam, os cientistas alertam: não é hora para reabertura. O podcast O Assunto discute as pesquisas sobre a hidoxicloroquina e o uso político do remédio sem eficácia comprovada contra a Covid-19. Aras vê indícios de crimes contra o STF e defende prosseguir com inquérito das fake news. E a live no G1 debate como pode ser a escola pós-pandemia.

Triste recordeEnterro de Jose Soares, vítima do coronavírus, no Cemitério São Luiz, em São Paulo — Foto: Amanda Perobelli / Reuters

Enterro de Jose Soares, vítima do coronavírus, no Cemitério São Luiz, em São Paulo — Foto: Amanda Perobelli / Reuters

O número de mortes no Brasil causadas pelo novo coronavírus passou o da Itália e chegou a 34.021. O país agora é o 3º do mundo com mais óbitos. Nas últimas 24 horas, foram 1.473 registros, o maior balanço diário pela terceira vez consecutiva.

Não é hora de reabertura

Os números de mortos e contaminados pelo novo coronavírus dispararam no Brasil. O quadro é um alerta. Pesquisadores avaliam que não é a hora de reabrir o comércio. Estudos mostram que a curva de contágio ainda avança - e de forma acelerada - e que nós somos o único país que, a partir do 50º dia de epidemia, manteve a curva de aceleração da Covid-19.

O Assunto: cloroquina

Enquanto pesquisadores se desdobram em busca de vacina e remédio para o novo coronavírus, a cloroquina e sua derivada, a hidroxicloroquina, estão no centro da pauta científica e política. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com o infectologista Marcus Lacerda, coordenador do estudo CloroCovid-19 da Fundação de Medicina Tropical em parceria com a Fiocruz. Lacerda fala sobre os ataques que sofreu de militantes governistas e explica por que a disputa política em torno da cloroquina atrapalha os estudos clínicos. Participa também a jornalista da TV Globo especializada em saúde Fabiane Leite, que detalha o que os principais estudos sobre a droga dizem até aqui. Ouça:

 

VacinaEstudiosos tentam desenvolver vacina contra coronavírus. — Foto: CDC/Unsplash

Estudiosos tentam desenvolver vacina contra coronavírus. — Foto: CDC/Unsplash

Lote da vacina de Oxford já chegou ao Brasil. Saiba quem pode ser voluntário e como será o teste contra a Covid-19. Dois mil voluntários em SP e no RJ serão vacinados nas próximas três semanas. Acompanhamento dos participantes será feito durante um ano para avaliar resultados da imunização contra o coronavírus.

O vírus e a relação com um morcegoFoto de 2016 mostra morcego da espécie Desmodus rotundus a caminho de uma caçada noturna — Foto: Brock Fenton / Nature Publishing Group / AFP

Foto de 2016 mostra morcego da espécie Desmodus rotundus a caminho de uma caçada noturna — Foto: Brock Fenton / Nature Publishing Group / AFP

Uma parceria internacional entre cientistas realizou uma análise sobre a relação entre os coronavírus e os morcegos. No trabalho, o grupo analisa as sequências genéticas de 781 vírus da mesma família do Sars CoV-2. Segundo a revista "Science", mais de 30% deles não estavam descritos ainda na literatura. A partir do estudo, os pesquisadores apontam que a hipótese principal é que o novo coronavírus seja derivado de um grupo de vírus originários de morcegos-ferradura.

Auxílio Emergencial — Foto: Marcos Santos / USP Imagens

— Foto: Marcos Santos / USP Imagens

A Caixa Econômica Federal (CEF) libera as transferências e os saques em dinheiro da segunda parcela do Auxílio Emergencial para os 2,6 milhões de beneficiários nascidos em junho.

Indícios de crimes contra o STF

O procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou que as apurações envolvendo políticos com foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal (STF), dentro do inquérito das fake news, têm relação com as investigações do chamado "gabinete do ódio". Aras reconhece que tribunal tem sido alvo de campanha difamatória.

Aras não cita quais são os políticos investigados. A Polícia Federal (PF) intimou, até o momento, seis deputados a prestarem depoimento sobre o suposto esquema de disseminação de fake news e ameaças a autoridades.

Live do G1: a escola pós-pandemiaSala de aula vazia em escola pública de Alagoas — Foto: Valdir Rocha

Sala de aula vazia em escola pública de Alagoas — Foto: Valdir Rocha

G1 debate hoje, a partir das 19 horas, o que mudará na educação após a pandemia. Discussão terá participação da youtuber e educadora Flavia Calina, da coordenadora Raquel Franzim (Instituto Alana) e da professora Mara Mansani (Nova Escola). Como a pandemia mudará a educação? Acompanhe o debate e participe!

Quarentena com 7 filhos: vida agitadaAna Cristina, Reinaldo e os sete filhos — Foto: Ana Cristina Pádua/ Arquivo pessoal

Ana Cristina, Reinaldo e os sete filhos — Foto: Ana Cristina Pádua/ Arquivo pessoal

A casa da família da técnica em enfermagem Ana Cristina Pádua e do bombeiro Reinaldo Soares nunca está silenciosa nesta pandemia que está quase completando três meses. Eles têm sete filhos e os pais de Ana Cristina também moram com eles, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O isolamento social na casa deles reúne 11 pessoas.

A harmonia e boa convivência é mantida com trabalho em equipe, divisão de tarefas domésticas, dedicação e organização nos estudos. Há regras e uma rotina estabelecida já que com o isolamento social, todos passam a maior parte do dia dentro de casa. Mas a vida lá é agitada.

QuíntuplosQuíntuplos aprenderam na escola e em casa a importância de usar máscara de proteção — Foto: Arquivo Pessoal

Quíntuplos aprenderam na escola e em casa a importância de usar máscara de proteção — Foto: Arquivo Pessoal

Mãe confinada com quíntuplos há 70 dias em SP diz que vida virou "loucura". Moradores de Santos, no litoral paulista, Karina Barreira e João Biagi Júnior estão se desdobrando com as crianças em casa o dia todo.

Se vestiu até de noivaProfessora se vestiu de noiva em maio para simbolizar o mês das noivas — Foto: Arquivo pessoal/Vania Loureiro

Professora se vestiu de noiva em maio para simbolizar o mês das noivas — Foto: Arquivo pessoal/Vania Loureiro 

Uma professora universitária de Santos, no litoral de São Paulo, encontrou uma maneira divertida de animar e motivar os alunos durante as aulas: em cada encontro online, ela usa assessórios ou fantasias de carnaval. Vania Loureiro, de 56 anos, usa a nova tática para deixar os dias mais leves, mesmo em meio ao isolamento social, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Cidades mineradoras no caminho do vírusDuas minas e três usinas de beneficiamento funcionam em Itabira (MG). — Foto: Thais Pimentel/G1

Duas minas e três usinas de beneficiamento funcionam em Itabira (MG). — Foto: Thais Pimentel/G1

A pandemia do novo coronavírus avança em cidades mineradoras de Minas Gerais. Só em Itabira, há mais de 440 casos, e ao menos metade é de funcionários de uma empresa. Mariana, Barão dos Cocais e Itabirito são alguns dos outros municípios que tiveram aumento do número de registros de Covid-19.

Lives de hojeMano Walter, Marcelo D2 e Rashid fazem lives neste sexta-feira — Foto: Divulgação / e Celso Tavares/G1

Mano Walter, Marcelo D2 e Rashid fazem lives neste sexta-feira — Foto: Divulgação / e Celso Tavares/G1 

Mano Walter, Marcelo D2, Rashid, Ponto de Equilíbrio e mais shows para ver em casa nesta sexta-feira. O cantor de forró fará arraiá e diz:

'Povo não vai ficar sem São João'.

Mulheres em perigoDenuncie: Disque 180 ou 190.  — Foto: Acervo ALEAM

Denuncie: Disque 180 ou 190. — Foto: Acervo ALEAM

Rio de Janeiro tem em média 266 denúncias por dia à Central 190 sobre crimes contra mulher durante o período de isolamento social. Os dados foram obtidos com exclusividade pelo G1 através do Monitor da Violência contra Mulher durante a Pandemia, do Instituto de Segurança Pública do Rio (ISP-RJ). A ferramenta é inédita.

Curtas e Rápidas:

Previsão do tempo

Imprimir