Quarta-feira, 3 de junho - RESUMO dos fatos que foram destaques na mídia

Bolsonaro veta R$ 8,6 bilhões para ações de combate à pandemia. A vacina britânica contra o coronavírus será testada por 2 mil brasileiros. Mais 3 policiais responderão pela morte de George Floyd nos EUA. E morre a atriz Maria Alice Vergueiro.

Repasse suspenso

O presidente Bolsonaro vetou o uso de R$ 8,6 bilhões no combate ao coronavírus. O dinheiro foi aprovado pelo Congresso, mas o governo explicou que a liberação violaria a lei, já que criava uma despesa obrigatória ao poder público sem indicar o impacto financeiro.

Corrida pela vacina

Dois mil brasileiros participarão dos testes da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. Considerado o atual epicentro da pandemia pelos pesquisadores, o Brasil será o primeiro país fora do Reino Unido a começar a testar a eficácia da imunização contra o novo coronavírus. A aplicação começa este mês e acontecerá em São Paulo e no Rio de Janeiro. Os voluntários serão pessoas na linha de frente do combate ao coronavírus, com uma chance maior de exposição.

Caso George Floyd

O ex-policial Derek Chauvin, filmado com o joelho sobre o pescoço de George Floyd, agora irá responder por homicídio em segundo grau (quando há intenção de matar). Já os outros três colegas que participaram da ação, mas não haviam sido acusados ou presos, também passarão a responder criminalmente pela morte do segurança. O caso envolvendo mais um homem negro morto por um policial branco vem provocando uma série de protestos antirracistas nos EUA, que hoje entraram no 9º dia.

Sem projeto

Flávia Oliveira: ‘Sérgio Camargo se destaca pelas grosserias e não por propostas’
 FFlávia Oliveira: ‘Sérgio Camargo se destaca pelas grosserias e não por propostas’

Na GloboNews, Flávia Oliveira comentou as declarações do presidente da Fundação Palmares, que chamou o movimento negro de 'escória maldita' em reunião gravada sem que ele tivesse conhecimento: 'Falta projeto. Sérgio Camargo tem se destacado por grosserias'.

Inquérito das fake news

O governo federal veiculou mais de 2 milhões de anúncios em canais com 'conteúdos inadequados', segundo relatório feito a pedido da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News. Entre os meios estão sites, aplicativos de celular e canais no Youtube que veiculam, por exemplo, informações falsas, material pornográfico, e difundem jogos de azar e investimentos ilegais. O governo informou que não patrocina nenhum site ou blog.

Luto nas artes

A atriz e diretora Maria Alice Vergueiro, de 85 anos.  — Foto: Acervo Pessoal

A atriz e diretora Maria Alice Vergueiro, de 85 anos. — Foto: Acervo Pessoal 

A atriz e diretora de teatro Maria Alice Vergueiro morreu em São Paulo nesta quarta-feira aos 85 anos. Ela estava internada no Hospital das Clínicas com um quadro de grave de pneumonia. Uma das damas do teatro brasileiro, com mais de 50 anos de carreira, Maria Alice passou por grandes grupos teatrais de São Paulo, como Teatro de Arena, Teatro Oficina e o Teatro do Ornitorrinco. Em 2006, ela protagonizou o curta metragem 'Tapa na Pantera', um dos primeiros vídeos que viralizaram na internet brasileira.

Tem 5 minutos?

O Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, reúne seis comunidades onde moram cerca de 64 mil pessoas. Na batalha contra a Covid-19, moradores reforçaram o acesso à informação dentro da favela: são rádios de 'de poste', jornais, áudios e podcasts, como o 'Maré em Tempos de Coronavírus'. A iniciativa é uma das que surgiram da necessidade de conscientizar a população sobre a importância do isolamento social. Veja como elas funcionam.

Efeitos da pandemia

18,8% foi o tamanho da queda da produção industrial brasileira em abril, na comparação com março, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasieiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o nível mais baixo já registrado no Brasil e reflete a dimensão do impacto das medidas de isolamento social na atividade econômica, por conta da pandemia do novo coronavírus. Veja o comentário de Miriam Leitão no Bom Dia Brasil.

A BOA DO DIA

Deixe a vergonha de lado e se entregue, porque os carros de mensagem estão de volta. Num mundo sem abraços por conta da pandemia e no clima de nostalgia que tomou conta do confinamento, o serviço está tendo um retorno triunfal. Empresas do setor falam em crescimento de até 60% na procura durante a quarentena. E viva o amor

Com informações do G1

 

Imprimir