Quinta-feira, 28 de maio -RESUMO das notícias que foram destaques para você terminar o dia bem-informado

 

'Acabou, porra!'

O dia foi de mais atritos entre Bolsonaro e os outros Poderes. Ao reagir à operação da PF contra fake news, o presidente desafiou o Supremo e defendeu impor limites e descumprir ordens que ele considera absurdas.

A operação de ontem, que teve como alvo empresários, blogueiros e parlamentares bolsonaristas, é só mais uma das muitas investigações em 14 meses da abertura do inquérito, que apura ataques ao STF e a disseminação de mentiras em redes sociais.

Entre outros crimes apurados, estão ameaças de incendiar o plenário do Supremo e de matar ministros à queima-roupa.

Na porta do Palácio da Alvorada, Bolsonaro afirmou que 'não haverá outro dia igual' à quarta-feira (27).

"Chega! Chegamos no limite. Estou com as armas da democracia na mão. Eu honro os meus compromissos no juramento que fiz quando assumi a Presidência da República".

Ele criticou decisões monocráticas (tomadas por um só ministro), como foi o caso do despacho de Moraes que autorizou a operação.

"Acabou, porra! Me desculpem o desabafo. Acabou! Não dá para admitir mais atitudes de certas pessoas individuais, tomando de forma quase que pessoal certas ações."

Após as declarações, o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, se encontrou com o presidente e disse a Bolsonaro que poderes não podem entrar em conflito. Para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, as críticas do presidente ao STF só criam mais radicalismo.

Tentativa de blindagem

O ministro da Justiça, André Mendonça, apresentou pedido de habeas corpus ao STF para tentar excluir o ministro da Educação, Abraham Weintraub, do inquérito das fake news. Mendonça argumenta que a apuração sobre ameaças ao Supremo não tem relação com a fala de Weintraub na reunião de 22 de abril, sobre botar 'vagabundos todos na cadeia, começando no STF'. Para juristas, o recurso em favor de Weintraub deveria ter partido da Advocacia-Geral da União, e o gesto de André Mendonça — que também estendeu o pedido a todos os alvos de mandados de busca e apreensão no inquérito — teria cunho político.

Coronavírus no Brasil

O país registrou 1.086 mortes por coronavírus nesta quinta-feira, de acordo com dados do Ministério da Saúde. No total, são 25.598 óbitos e 411.821 casos confirmados. Um dia após o anúncio de flexibilização da quarentena, o estado de São Paulo teve 6.382 novos casos de Covid-19 em 24h, maior número desde o início da pandemia. Na capital, o prefeito Bruno Covas disse que a abertura gradual, anunciada pelo governo estadual para começar a partir do dia 1º de junho, só acontecerá após envio de protocolo e aprovação da vigilância sanitária da gestão municipal.

Protestos violentos nos EUA

Manifestantes em Minneapolis protestam contra morte de homem sob custódia da polícia — Foto: Kerem Yucel / AFP

Manifestantes em Minneapolis protestam contra morte de homem sob custódia da polícia — Foto: Kerem Yucel / AFP

A morte de um homem negro sob custódia da polícia causou indignação e desencadeou protestos em Minneapolis, nos EUA. Um vídeo feito por uma testemunha mostra George Floyd imobilizado e dizendo que não conseguia respirar, com um policial branco ajoelhado sobre seu pescoço. Na madrugada desta quinta houve saques e incêndios, e manifestantes entraram em conflito com policiais.

Enem, quando?

Mais de 6,1 milhões de estudantes se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O prazo para pagamento da taxa de inscrição termina nesta quinta-feira. A data da prova ainda não foi definida, e deverá ser escolhida em enquete entre os candidatos.

Trilha de casa

Qual é a trilha sonora da sua quarentena? As playlists temáticas para atividades cotidianas têm feito sucesso. Há listas de músicas para fazer faxina, cozinhar e até para cortar o cabelo. O hit 'Pesadão' (foto), da Iza, está em alta na hora de arrumar a casa. Veja aqui o que os brasileiros andam ouvindo.

 

Com informações do G1 
Imprimir