25 de maio, segunda-feira - RESUMO dos destaques do dia que a ABRACAM traz para você

Brasil conseguiu reduzir a taxa de reprodução do novo coronavírus para menos da metade desde o início da pandemia. Porém, o número de casos confirmados ainda não dá sinais de desaceleração. Por causa da escalada, Trump proibiu a entrada nos EUA de pessoas que estiveram no Brasil nos últimos 14 dias.

Covid-19


Em fevereiro, quando foi registrado o primeiro caso de novo coronavírus no país, uma pessoa que contraísse a doença a transmitia para outras 3,5 na média. Hoje, o número está em 1,4. Em São Paulo, esse índice é menor, de 1,3. Essa é uma das conclusões de um estudo feito pelo físico nuclear Rubens Lichtenthaler Filho, da Universidade de São Paulo, e pelo médico Daniel Lichtenthaler. O levantamento foi feito com base nos números oficiais divulgados pelo Ministério da Saúde. De acordo com os dados mais recentes divulgados neste domingo (24), o Brasil tem 363.211 mil casos confirmados e 22.666 mortes. Reportagem da CNN mostra que, apesar de a Covid-19 matar mais homens, o isolamento é mais desastroso para as mulheres.

 

Estados Unidos


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, oficializou neste domingo (24) que vai proibir a entrada no país de pessoas que estiveram no Brasil nos últimos 14 dias. Em nota enviada pela Casa Branca, Trump informa que o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) determinou que o Brasil está "experienciando uma transmissão generalizada e contínua de pessoa a pessoa" do novo coronavírus. Segundo ele, o potencial de transmissão não detectada do vírus por passageiros vindos do país "ameaça a segurança do sistema de infraestrutura de transportes e a segurança nacional". A restrição começa a valer às 00h59 (horário de Brasília) de quinta-feira (28). Entenda como funcionará a medida.

 

Vídeo de reunião


O secretário-geral do Ministério Público da União, Eitel Santiago – braço-direito do procurador-geral da República, Augusto Aras – disse ao colunista Caio Junqueira que o vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril não contém provas de interferência do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal. Santiago também afirmou que qualquer possibilidade de apreensão do celular do presidente para a investigação "deve ser repelida". A defesa de Moro disse, na manhã deste domingo (24), que “as declarações do presidente da República demonstram, de maneira inquestionável, sua vontade de interferir indevidamente na Polícia Federal. Esses elementos probatórios somam-se às demais diligências investigatórias, inclusive ao vídeo da reunião de 22 de abril, comprovando as afirmações do ex-ministro Sergio Moro”.

 

Dias Toffoli

O ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), foi internado neste sábado (23) com sintomas do novo coronavírus. Segundo nota enviada pelo STF, Toffoli foi hospitalizado para drenagem de um pequeno abscesso: "A cirurgia transcorreu bem e na noite do mesmo dia, o ministro apresentou sinais respiratórios que sugeriram infecção pelo novo coronavírus, devendo permanecer internado para monitorização". O ministro Luiz Fux assume a presidência da Corte por sete dias.

Auxílio emergencial


O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, afirmou neste domingo (24) que uma possível ampliação do auxílio emergencial "está em estudo". Na sexta-feira (22), Jair Bolsonaro disse em entrevista à rádio Jovem Pan que conversou com o ministro Paulo Guedes para que haja uma quarta e uma quinta parcela do auxílio, mas com valores menores. Pelo cronograma atual, são previstas três parcelas de R$ 600.

E mais...
CLICAR NO LINK ABAIXO
Kim Jong-un faz primeira aparição em semanas
Líder norte-coreano organizou uma reunião para discutir as capacidades nucleares do país.
 
Cientistas podem ter encontrado um gene da magreza
Possível novo caminho para tratamentos de combate à obesidade.
 
Museus do Vaticano vão reabrir a partir de 1º de junho
Visitantes terão suas temperaturas verificadas e terão que usar máscaras.

Com informações da CNN

 

Imprimir