14 de maio, quinta-feira - A ABRACAM apresenta os destaques do dia

Divulgação de vídeo

Termina hoje o prazo dado pelo ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal federal (STF) para o governo e a PGR opinarem sobre a divulgação do vídeo da reunião ministerialem que o presidente Jair Bolsonaro, segundo o ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, tentou interferir na Polícia Federal (PF).

Moro pediu a apresentação na íntegra da gravação. Procuradoria Geral da República e a Advocacia Geral da União ainda não se manifestaram. 

Depoimentos

Mais três testemunhas prestaram depoimento ontem, no inquérito que apura a suposta tentativa de Bolsonaro de interferir politicamente na PF.

Carlos Henrique Oliveira, nomeado novo diretor-executivo da Polícia Federal  — Foto: Reprodução / TV Globo

carlos Henrique Oliveira, nomeado novo diretor-executivo da Polícia Federal — Foto: Reprodução / TV Globo

Uma delas foi o delegado que o presidente queria tirar da superintendência da PF no Rio. Carlos Henrique Oliveira, que foi nomeado diretor-executivo da PF, desmentiu falas de Bolsonaro. Primeiro, disse que “não havia problemas de produtividade na superintendência do RJ e depois desmentiu a versão do presidente sobre investigações relacionadas à família de Bolsonaro.Alexandre Saraiva — Foto: Reprodução / TV Globo

AAlexandre Saraiva — Foto: Reprodução / TV Globo

Outro delegado da PF que prestou depoimento em Brasília foi Alexandre Saraiva. Ele disse que foi sondado em 2018 para assumir o Ministério do Meio Ambiente. Disse também que é amigo de Alexandre Ramagem, o diretor-geral da Abin que foi impedido pelo STF de assumir o comando da PF.

A deputada Carla Zambelli (PSL-SP) — Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

A A deputada Carla Zambelli (PSL-SP) — Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

A deputada federal Carla Zambelli afirmou acreditar que o presidente Jair Bolsonaro não confiava no ex-diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, porque o então ministro Sergio Moro era "desarmamentista".

Mais de 13 mil mortos

Brasil atingiu ontem 13 mil mortes por coronavírus e bateu recorde diário de casos. Em 24 horas, foram registrados 749 vítimas e 11,3 mil diagnósticos. Já são 189 mil infectados. No cenário global, o país superou a França em números de infectados. À frente estão: EUA, Rússia, Espanha, Reino Unido e Itália.

Indústrias

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou que 76% das indústrias relataram que reduziram ou paralisaram a produção em razão da pandemia do novo coronavírus. O levantamento foi realizado entre entre 1º e 14 de abril e ouviu 1.740 empresas. 

Veja mais dados:

  • 70% relataram queda no faturamento;
  • 59% relataram dificuldades para cumprir pagamentos correntes;
  • 45% relataram inadimplência dos clientes
  • 44% relataram que os clientes cancelaram as compras;
  • 22% relataram piora no acesso ao crédito;
  • 21% relataram falta de insumos. 

Bruno Covas internado

Após sentir desconforto abdominal, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), foi hospitalizado no Sírio-Libanês na tarde de ontem, para uma avaliação clínica completa. Os resultados iniciais dos exames indicam que trata-se de uma colite, inflamação do cólon, parte central do intestino grosso.

Covas faz tratamento contra um câncer diagnosticado, inicialmente, na cárdia, transição entre estômago e esôfago. Ele continua fazendo imunoterapia contra câncer linfonodos.

E se o agente público errar?

O Diário Oficial da União publicou no início da madruga desta quinta-feira (14) Medida Provisória (MP) que livra de responsabilidade agente público sobre equívocos nas ações de combate à pandemia.

Diz o texto: Que os agentes públicos somente poderão ser responsabilizados nas esferas civil e administrativa se agirem ou se omitirem com dolo ou erro grosseiro pela prática de atos relacionados, direta ou indiretamente, com as medidas de:

  • I - enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia da covid-19; e
  • II - combate aos efeitos econômicos e sociais decorrentes da pandemia da covid-19.

Fila no Rio


Hospital de campanha do Maracanã — Foto: Rogério Santana / Divulgação / Governo do RJ
Hospital de campanha do Maracanã — Foto: Rogério Santana / Divulgação / Governo do RJ

Hospitais de campanha do RJ têm 231 leitos vazios, apesar dos 900 pacientes de Covid-19 na fila de de espera por internação. Ao todo, as três unidades de saúde administradas pelo estado deveriam oferecer 800 leitos, segundo promessa do governo.

Motoristas de ônibus no Rio

Ônibus do BRT são flagrados com passageiros viajando em pé
  
 

Ônibus do BRT são flagrados com passageiros viajando em pé - ASSISTA AO VÍDEO - https://globoplay.globo.com/v/8549994/

Desde o começo da pandemia do novo coronavírus, 22 motoristas de ônibus morreram por causa da doença na cidade do Rio de Janeiro. Os dados são do Sintaturb, o sindicato que representa a categoria, que pede mais fiscalização sobre o transporte rodoviário de passageiros no Rio. Além das 22 mortes, o sindicato também registrou 120 casos de infecção por Covid-19 entre os motoristas.

“Os carros superlotam e os motoristas são obrigados a dirigir e cobrar [as passagens]. No momento em que ele está cobrando, sobe um atrás do outro e se torna uma maneira fácil de ser infectado. Nem todos estão subindo com máscaras. A maioria usa sim, mas sempre tem um sem máscara. Quem sabe se estão ou não infectados?”, disse José Carlos Sacramento, vice-presidente do Sintraturb.

Presos infectados

Cppl II, Casa Privação Provisória de Liberdade — Foto: Governo do Estado / Divulgação

Cppl II, Casa Privação Provisória de Liberdade — Foto: Governo do Estado / Divulgação 

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) divulgou que, pelo menos, 52 presos do Sistema Penitenciário do Ceará foram infectados pelo novo coronavírus. Destes, 28, mais da metade dos casos confirmados, são do sexo feminino, o que indica um surto da doença no Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF), localizado no Município de Aquiraz, na Grande Fortaleza.

Brumadinho

A prefeitura de Brumadinho suspendeu o alvará de funcionamento da Vale na cidade. A decisão é de terça-feira (12), depois que agentes do executivo municipal constataram que as atividades da mineradora provocavam aglomeração.

Ensino online


 — Foto: Divulgação— Foto: Divulgação

Autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) há quase dois meses, o ensino remoto emergencial de nível superior só foi adotado por 6 das 69 universidades federais do Brasil. Somadas, elas têm 97,5 mil alunos, ou 8,7% dos 1,1 milhão de estudantes matriculados em instituições do tipo.

Lives de hoje

DDuda Beat, Anitta e Lobão fazem lives nesta quinta-feira (14) — Foto: Divulgação

nitta, Duda Beat, Lobão, Vanessa da Mata, Detonautas, Paulinho Moska, Pablo e Humberto & Ronaldo e o festival 'The New Gig', com Milton Nascimento, Elvis Costello e outros estão entre as lives agendadas para esta quinta-feira. E veja também quais as lives mais vistas do Brasil até hoje? Marília Mendonça lidera e pagode é surpresa.

Curtas e Rápidas:

Santos usa ‘escudo’ para realizar testes do novo coronavírus em motoristas
 Santos usa ‘escudo’ para realizar testes do novo coronavírus em motoristas
Imprimir