28 de abril, terça-feira - A ABRACAM mostra os destaques do dia

 O governo anunciou o advogado André Luiz Mendonça como novo ministro da Justiça. Também foi confirmado que Alexandre Ramagem vai ser o diretor-geral da Polícia Federal (PF). O STF abre inquérito e as acusações de Sergio Moro ao presidente Jair Bolsonaro serão investigadas. Da falta de ar à internação e entubação em poucas horas: os sintomas silenciosos da Covid-19 são o tema de hoje do podcast O Assunto. Cresce percentual de pretos e pardos entre internados e mortos por Covid. Thelma venceu a final do "Big Brother Brasil 20"e faturou prêmio de R$ 1,5 milhão.

Novos ministro da Justiça e chefe da PF 

André Mendonça é o novo ministro da Justiça

André Mendonça é o novo ministro da Justiça - ASSISTA O VÍDEO  https://globoplay.globo.com/v/8514174/

Alexandre Ramagem é o novo diretor-geral da Polícia Federal

Alexandre Ramagem é o novo diretor-geral da Polícia Federal  ASSISTA O VÍDEO https://globoplay.globo.com/v/8514175/ 

o governo anunciou nesta madrugada o advogado André Luiz Mendonça como novo ministro da Justiça. Também foi confirmado que Alexandre Ramagem, atual diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), vai ser o diretor-geral da Polícia Federal (PF). Ambos são amigos próximos da família Bolsonaro. Jose Levi Mello do Amaral Júnior foi nomeado para o cargo de Advogado-Geral da União.

STF abre inquérito

Celso de Mello autoriza inquérito para apurar acusações de Moro a Bolsonaro

Celso de Mello autoriza inquérito para apurar acusações de Moro a Bolsonaro

Ao deixar o governo, Moro apontou suposta interferência de Jair Bolsonaro em inquéritos da PF. Segundo o ex-ministro, o presidente decidiu trocar a direção-geral da PF porque gostaria de ter acesso a informações de inquéritos sobre a família Bolsonaro.

O pedido de abertura foi encaminhado na sexta-feira (24) pelo procurador-geral da República, Augusto Aras. O decano do STF foi sorteado relator do pedido.

Segundo o ministro, os fatos narrados por Moro têm relação com o exercício do cargo, o que permite a investigação de Bolsonaro. Isso porque a Constituição impede que o chefe do Executivo seja alvo de apuração alheia ao exercício do mandato. 

Os crimes supostamente praticados pelo senhor presidente da República, conforme noticiado pelo então Ministro da Justiça e Segurança Pública, parecem guardar (...) íntima conexão com o exercício do mandato presidencial, além de manterem – em função do período em que teriam sido alegadamente praticados – relação de contemporaneidade com o desempenho atual das funções político-jurídicas inerentes à chefia do Poder Executivo", escreveu o ministro.
Blog do Helio Gurovitz: O impacto real da Covid-19

Pretos e pardos 

Cresce percentual de pretos e pardos entre internados e mortos por Covid, apontam dados do ministério. Comparativo mostra cenários entre 10 e 26 de abril.

"À medida em que o tempo passa, a gente espera cada vez mais casos de negros", avalia Marcelo Gomes, da Fiocruz.

Levantamento exclusivo do G1

Fábrica da Chevrolet em São Caetano do Sul, SP — Foto: Divulgação

Fábrica da Chevrolet em São Caetano do Sul, SP — Foto: Divulgação

74% dos empregados da indústria automotiva têm contrato suspenso ou jornada reduzida temporariamente. Levantamento aponta que medidas contra crise do coronavírus atingem mais de 79 mil funcionários, de 13 fabricantes de carros, caminhões e ônibus.

BBB20Thelma é a campeã do 'BBB20' — Foto: Reprodução / TV Globo

Thelma é a campeã do 'BBB20' — Foto: Reprodução / TV Globo 

Thelma venceu a final do "Big Brother Brasil 20". Com 44,10% dos votos, a campeã levou para a casa o prêmio de R$ 1,5 milhão. Rafa ficou com o segundo lugar ao levar 34,81%. Manu fechou o top 3 com 21,07% dos votos. Com a vitória de Thelma, mulheres se igualam a homens em número de conquistas no programa.

"Muito obrigada, gente. Eu estou totalmente lisonjeada assim. Ainda não caiu a ficha", afirmou a médica anestesiologista de 35 anos em entrevista ao Gshow após a vitória. "Eu estava do lado de meninas maravilhosas, que são a Rafa e a Manuzinha."

Expressões na pandemia

Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19

Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19

Coronavírus, Sars-Cov-2, lockdown: entenda os principais termos da pandemia. Vídeo explica a diferença entre definições comuns usadas nas notícias do novo coronavírus.

Voluntários para a vacina

Material usado na pesquisa de uma vacina para o Covid-19 em Belo Horizonte, em imagem de 26 de março de 2020 — Foto: Douglas Magno / AFP

Material usado na pesquisa de uma vacina para o Covid-19 em Belo Horizonte, em imagem de 26 de março de 2020 — Foto: Douglas Magno / AFP

O Brasil tem quase 200 voluntários inscritos em uma plataforma internacional que está convocando pessoas dispostas a se infectar de propósito com o novo coronavírus em testes múltiplos de vacinas. A plataforma, chamada 1 Day Sooner, já tem 3,9 mil inscritos de 52 países. De acordo com os organizadores, até esta segunda-feira (27), 182 eram brasileiros.

Lives: #FiqueEmCasa

Rael canta em live do Sesc nesta terça-feira (28); na foto de outubro, rapper durante show no Rock in Rio 2019 — Foto:  Marcelo Brandt / G1

Rael canta em live do Sesc nesta terça-feira (28); na foto de outubro, rapper durante show no Rock in Rio 2019 — Foto: Marcelo Brandt / G1

Rael, Jeito Moleque, Sambô e mais shows para ver em casa. Vou Pro Sereno e Ivo Meirelles também fazem transmissões. Veja horários.

Curtas e Rápidas - Coronavírus:

'Aruanas'

 
Clara (Thainá Duarte), Verônica (Taís Araújo), Natalie (Débora Falabela) e Luiza (Leandra Leal) são as ativistas de "Aruanas" — Foto: Fábio Rocha/Globo

Clara (Thainá Duarte), Verônica (Taís Araújo), Natalie (Débora Falabela) e Luiza (Leandra Leal) são as ativistas de "Aruanas" — Foto: Fábio Rocha/Globo

 A série "Aruanas" estreia hoje na Globo, depois da novela "Fina Estampa". A história de investigação ambiental protagonizada por Taís Araújo, Leandra Leal e Débora Falabella, original do Globoplay, vai ser exibida toda as terças.
 

Previsão do tempo 

Veja como fica o tempo nesta terça (28)

Veja como fica o tempo nesta terça (28) ASSISTA O VÍDEO  https://globoplay.globo.com/v/8514035/

Com informações do G1

 

Imprimir