04 de maio - sábado - Os destaques do dia que a ABRACAM separou para você

Corte de verbas nas universidades entra na lista de erros do governo, Coaf, ICMBio e mais...

O corte anunciado pelo governo de 30% das verbas das universidades, as declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre o “limpa” no Ibama e no ICMBio, a indecisão sobre a posição do Coaf na estrutura ministerial e o agravamento da crise na Venezuela são os assuntos em destaque nos noticiários e em comentários nas rádios por este país afora.

Os comentários de Matheus Leitão da Rádio Globo. Ouça aqui.

A questão da “balbúrdia” nas universidades e o corte anunciado pelo ministro Abraham Weintraub não passam de mais um erro do governo. Tanto o presidente Bolsonaro como alguns integrantes de alas mais ideológicas acreditam que o comando das universidades está aparelhado por grupos partidários de esquerda e, por isso, tentam atacar a autonomia universitária com ações e situações como essa, que devem voltar a acontecer.

Assim como na área da educação, o meio ambiente também tem sofrido ofensivas e as declarações de Bolsonaro de que negociou com o ministro Ricardo Salles “uma limpa” no Ibama e no ICMBio mostram como o governo quer, a todo custo, impor uma pauta conservadora na área. No entanto, algumas ações tem impedimentos legais e isso deve gerar reações de ambientalistas e do próprio Congresso.

posição do Coaf na estrutura do governo ainda é incerta e é difícil dizer para onde vai o órgão. A decisão também está nas mãos do Congresso, que pode usar essa pauta para “dar o troco” no governo após as sucessivas crises desde o início da gestão.

Em relação à Venezuela, as manifestações mal sucedidas desta semana mostram que talvez o governo dos Estados Unidos tenha se precipitado nos últimos dias em relação à viabilidade dos planos de Guaidó e a queda de Nicolás Maduro. A queda do líder chavista parece inevitável e, de fato, o governo está perdendo o apoio de militares. No entanto, o movimento é lento e não veremos resultados em curto prazo.

Imprimir