Segunda-feira, 26 de julho – DESTAQUES DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bom dia! Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília

 

bom_dia_jornalista.JPG

1dc609c6-f600-485b-99e1-a604255a3230.jpg
https://abracambrasil.org.br/component/smarteventos/evento/37

NOTÍCIAS

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br


Bom dia. A skatista maranhense Rayssa Leal conquistou a medalha de prata no skate street feminino nas Olimpíadas de Tóquio. Aos 13 anos, a “Fadinha” é a mais jovem medalhista olímpica da história do Brasil. O flagrante da luta de brasileiros contra a fome. Vídeos recriam a ação da polícia que acabou com a morte de 9 jovens em Paraisópolis; 12 PMs foram denunciados. Luciano Szafir fala das complicações gravíssimas que teve com a Covid. E a CPI define o calendário de depoimentos após o recesso. O podcast O Assunto analisa a presença de militares na política. A chegada da frente fria. E conheça os “booktokers”.

Resumão: ouça em 5 minutos os principais destaques do dia

Jogos Olímpicos de Tóquio

Rayssa Leal mostra a medalha de prata que conquistou no skate street feminino nas Olimpíadas de Tóquio nesta segunda (26) — Foto: Toby Melville/Reuters

Rayssa Leal mostra a medalha de prata que conquistou no skate street feminino nas Olimpíadas de Tóquio nesta segunda (26) — Foto: Toby Melville/Reuters

O grande destaque da madrugada olímpica para o Brasil foi a medalha de prata da skatista Rayssa Leal, no skate street feminino. Aos 13 anos, ela se tornou a mais jovem medalhista olímpica brasileira de todos os tempos.

Rayssa ficou conhecida bem antes das Olimpíadas no Japão: em 2015, quando tinha só 7 anos, a menina viralizou em um vídeo na internet que registrou o momento em que ela acertou uma manobra considerada difícil vestida com uma fantasia de fada azul — foi aí que skatista ganhou o apelido de “fadinha”.

A madrugada trouxe também resultados amargos para o Brasil, com as eliminações de Pâmela Rosa e Leticia Bufoni ainda na primeira fase do skate. Pâmela, inclusive, estava com o pé machucado. O país também obteve a oitava colocação no revezamento 4x100m livre masculino, na natação, e viu derrotas no taekwondo e no judô. A surfista Tatiana Weston-Webb também não conseguiu passar para as quartas-de-final no surfe feminino.

E ontem…

MC João fala sobre o uso de "Baile de Favela" na apresentação de Rebeca Andrade
MC João fala sobre o uso de “Baile de Favela” na apresentação de Rebeca Andrade https://g1.globo.com/mundo/video/mc-joao-fala-sobre-o-uso-de-baile-de-favela-na-apresentacao-de-rebeca-andrade-9716249.ghtml

O final de semana teve outras duas medalhas para o Brasil – a prata do skatista Kelvin Hoefler e bronze do judoca Daniel Cargnin – a delegação terminou o domingo de Olimpíadas empolgada pelo desempenho de Rebeca Andrade. A brasileira brilhou ao levar “Baile de Favela” para a ginástica artística em Tóquio (veja vídeo acima). A atleta conquistou vaga em três finais e terminou a apresentação com a segunda melhor soma de notas, apenas atrás de Simone Biles. O dono do hit, MC João, vibrou com a conquista da brasileira.

E mais: conheça mulheres que abriram caminho no esporte

Dados da pandemia

O Brasil registrou 499 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, e a média móvel dos últimos 7 dias chegou a 1.105. É a menor desde 23 de fevereiro e aponta tendência de estabilidade.

  • 17,73% da população tomou as doses necessárias para a vacina
  • SP vacina grávidas que receberam 1ª dose de AstraZeneca e faz repescagem

CPI define calendário

A CPI da Covid deve mirar no escândalo Covaxin em sua primeira semana após o recesso até agosto. Ontem, a cúpula da comissão definiu um calendário prévio para o retorno dos trabalhos. O primeiro a depor deve ser o sócio da Precisa Medicamentos Francisco Maximiano, em 4 de agosto. No dia seguinte, será a vez de Túlio Silveira, advogado e representante da empresa. Ainda na primeira semana, a agenda também prevê a convocação de Amilton Gomes de Paula, o reverendo que teria negociado 400 milhões de doses da Astrazeneca em nome do governo.

Por conta das diferentes linhas de investigação em andamento, a CPI definiu focos distintos para cada semana de trabalho. Acompanhe.

Joice Hasselmann

Marido de Joice Hasselmann nega agressão: 'Jamais faria isso'

Marido de Joice Hasselmann nega agressão: ‘Jamais faria isso’ https://globoplay.globo.com/v/9716638/

O marido da deputada Joice Hasselmann negou ontem, ao lado da mulher, que a tivesse agredido. Na semana passada, a deputada disse que acordou com marcas de sangue no chão do apartamento funcional onde mora, na capital, mas não lembra de como ocorreu. Daniel estaria dormindo em um quarto separado e não viu nem escutou nada. Durante a entrevista, Joice disse que apresentou o nome de dois suspeitos aos investigadores e ainda ameaçou processar quem acusasse o marido.

Vagas abertas

Pelo menos 130 concursos públicos estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (26) no país, reunindo uma oferta de mais de 26,6 mil vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade.

Militares de novo no poder: as origens

Primeiro, eles saíram dos quartéis para missões de grande visibilidade. Depois, foram chamados a atuar em segurança pública interna, uma escalada de operações que culminou com a intervenção de 2018 no Rio. E a eleição de Jair Bolsonaro colocou as Forças Armadas em áreas de natureza civil da administração federal. Neste episódio de O Assunto, a diretora-executiva da Agência Pública Natália Viana analisa a presença dos militares na política. Ouça:

A melhora de Luciano Szafir

Medo, incertezas, um susto atrás do outro em pouco mais de um mês de internação e muitas complicações gravíssimas causadas pela Covid. Luciano Szafir teve alta no sábado e conversou com o Fantástico sobre a sua recuperação. “Não dá para descrever o quão próximo eu achei que eu ia embora.” 

Fila do osso é retrato da fome

Em Cuiabá, a seguinte cena na porta de um açougue chama atenção: a distribuição de ossos com retalhos de carne tem formado filas. Esse é um dos retratos da insegurança alimentar de 19 milhões de brasileiros, que acordam sem saber se vão comer.

Ossos e fragmentos de arroz e feijão entram no prato do brasileiro
Ossos e fragmentos de arroz e feijão entram no prato do brasileiro https://globoplay.globo.com/v/9716163/

Tragédia em Paraisópolis

Na madrugada de 1º de dezembro de 2019, uma operação da PM para acabar com o baile funk da Dz7 matou nove jovens em Paraisópolis. Vídeos permitiram ao Ministério Público recriar a cronologia daquela noite. Na época, os policiais disseram que perseguiam criminosos que se infiltraram no baile e que teriam reagido só depois de serem hostilizados, mas, de acordo com a investigação, tudo aconteceu de outro jeito. 

Frente fria à vista

Uma onda de frio que pode ser a pior de todo o inverno deve atingir a cidade de São Paulo a partir desta quarta-feira (28), derrubando as temperaturas e trazendo possibilidade de geada até mesmo na região metropolitana. As máximas na capital podem ficar abaixo dos 15°C na quinta (29) e sexta-feira (30), com mínimas de até 3°C.

Livros em 30 segundos

Se os booktubers eram os novos críticos literários de 2018, são os booktokers que mandam em 2021. Resumos e análises de livros se transformaram em curtas de 30 segundos para o TikTok. A nova onda já colocou 4 obras juvenis antigas entre as mais vendidas do Brasil.

Olha que legal

Kurth Reis foi militar e motorista de delivery. Mas após passar 88 dias internado após um acidente de moto, ele se reinventou como o “homem-bolha” ao criar uma técnica de criação de bolhas de sabão gigantes e hoje espalha alegria pelas ruas de San Francisco.

ANÚNCIO_DOCAM_2_jpeg.JPG
www.docam.com.br
docan_novo.JPG

SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0

anúncio_foco_naz_politica.JPG
JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE/Veículos
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e
whatsapp 61 9 8191-9906
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br
Imprimir