Terça-feira, 1 de junho – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília


Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

n  o  t  í  c  i  a  s

Defensora da cloroquina, a médica Nise Yamaguchi depõe na CPI da Covid, nega tentativa de mudar a bula do remédio e diz desconhecer a existência de gabinete paralelo no Planalto. O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello é nomeado para um novo cargo no governo. Bolsonaro confirma que Brasil vai sediar a Copa América. Jovem dos EUA luta contra um urso adulto para salvar cãozinho.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

CPI da Covid

Uma das principais defensoras do ineficaz “tratamento precoce” e da cloroquina, a médica Nise Yamaguchi negou hoje na CPI da Covid que houve tentativa de mudar a bula do remédio para indicá-lo no combate ao coronavírus (a ciência já disse que não serve). Ela contradisse, assim, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e o presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres. Nise também declarou desconhecer existência de um gabinete paralelo no governo, descreveu-se como “colabora eventual” e reagiu a um Power Point que a incluía no “organograma” do grupo: “Me sinto agredida”. Houve tumulto quando ela manteve a opinião de que não era preciso tomar vacina “aleatoriamente”. O senador Otto Alencar subiu o tom: “Não sabe nada de infectologia”. Já o presidente CPI recorreu a uma máxima do ex-BBB Gil do Vigor: “Desse jeito, o Brasil tá lascado”.

Pressão do Exército

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello foi nomeado para um novo cargo no governo: secretário de Estudos Estratégicos da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Ele havia sido demitido do ministério em março, após quase um ano à frente da pasta, em gestão marcada por apoio ao uso da cloroquina; crise de abastecimento de medicamentos e oxigênio; e recorde de mortes por Covid. Na semana passada, o Exército decidiu abrir procedimento disciplinar após Pazuello, que é general da ativa, ter participado de um ato pró-Bolsonaro no Rio.  Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Futebol e pandemia

O presidente Jair Bolsonaro confirmou que o Brasil vai ser sede da Copa América e disse que governadores de DF, GO, MS, RJ e “um quinto, que chegou um pouco atrasado” aceitaram receber jogos da competição, a partir do dia 13. Rival político de Bolsonaro, o governador de SP, João Doria, até tinha declarado que topava partidas no estado, mas hoje voltou atrás e decidiu vetar. Ontem, houve duras críticas depois que a Conmebol anunciou que a disputa seria no Brasil (diante das recusas de Argentina e Colômbia): especialistas alertaram para o risco de um torneio em meio à pandemia; senadores da CPI da Covid falaram em “campeonato da morte”; e governadores se disseram contra.

Vacinação

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou o uso emergencial da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac. É o sexto imunizante chancelado pela entidade. As outras são a da Pfizer, a de Oxford/AstraZeneca, a da Johnson, a da Moderna e a da Sinopharm. No Brasil, estão em uso CoronaVac, Oxford/AztraZeneca e Pfizer. Segundo o Ministério da Saúde, há outras 18 em desenvolvimento atualmente (todas em fase inicial). Duas delas, estão em estágio um pouco mais avançado: Butanvac (do Butantan) e Versamune (da USP de Ribeirão Preto).

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Atestado falso

Uma médica suspeita de emitir um falso atestado em São Paulo usado para furar a fila de vacinação da Covid negou ter assinado o documento e disse não reconhecê-lo. Na semana passada, o G1 comprou um atestado falso no Centro da capital paulista, com nome fictício, por R$130, para verificar se existiam falhas no sistema para pacientes com comorbidades.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Investiga Salles

O governo oficializou o afastamento de sete agentes públicos investigados na operação Akuanduba, que apura a exportação ilegal de madeira para Estados Unidos e Europa. Embora tenha sido um dos alvos da ação, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, continua no cargo. Ontem a Procuradoria Geral da República enviou ao STF um pedido de abertura de inquérito para investigar Salles. O pedido foi feito com base em uma notícia-crime apresentada contra ele por suspeita de que o ministro teria tentado atrapalhar a investigação sobre a maior apreensão de madeira da história e defender madeireiros ilegais. Entenda quais são as investigações contra Salles no vídeo abaixo:

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Ricardo Salles: veja as investigações contra o ministro do Meio Ambiente

Ricardo Salles: veja as investigações contra o ministro do Meio Ambiente

E o sertanejo?

Como mostramos aqui na semana passada, o sertanejo já não tem mais os artistas mais ouvidos do Brasil. Há quem aponte, como causa do fenômeno, limitação criativa e falta de inovação. Mas há quem minimize a queda, com o argumento de que tudo não passa de estratégia de mercado durante a pandemia. É precisamente este o time em que joga Wander Oliveira, dono da Workshow, maior escritório do ramo no país e que gerencia carreiras de Marília Mendonça, Maiara e Maraisa, Henrique & Juliano e Zé Neto & Cristiano, entre outros ídolos. Ele tem uma explicação para a crise: falta de lançamentos e de investimentos.

Gripe aviária

A governo chinês anunciou a descoberta do primeiro contágio humano no mundo do vírus H10N3 de gripe aviária, mas disse que o risco de grande propagação entre pessoas é baixo. O paciente, um homem de 41 anos, foi hospitalizado em 28 de abril, está estável e pronto para ter alta. A H10N3 é uma linhagem patogênica baixa (relativamente menos forte) do vírus em aves. Já foram detectadas várias cepas em animais na China – contudo, é raro que contamine seres humanos. A última epidemia de gripe aviária no maior país do mundo ocorreu em 2016 e 2017, com o vírus H7N9. Já o H7N9 contaminou, desde 2013, 1.668 pessoas, causando a morte de 616.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Murcomicose

Ontem contamos aqui sobre a investigação de um caso suspeito de murcomicose em Manaus – a doença é causada por um fungo e vem “mutilando” pacientes com Covid na Índia. Hoje, o diagnóstico foi confirmado: o paciente, que morreu em 16 de abril, tinha de 56 anos e diabetes tipo 2. A Fundação de Medicina Tropical, que realizou o exame, comprovou a presença do agente Rizhopus ssp, compatível com a mucormicose. Ao ser internado, o paciente apresentou sintomas gripais, mas o teste RT-PCR apontou resultado negativo para o coronavírus.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Racismo

No Rio, uma professora foi detida por crime de injúria racial depois de ter ofendido uma garçonete negra, além de outros funcionários e clientes de um bar. Num vídeo, Ana Paula de Castro Batalha assume os xingamentos (assista abaixo). Já em SP, Kaio Souza conversou com o G1 sobre a abordagem violenta da PM em 29 de maio. Na ocasião, um policial xingou o autônomo de “lixo”, chamou-o de “negão” e lhe deu um soco no rosto. “Foi racismo mesmo”, disse a vítima.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

VÍDEO: 'Referi como negra, eu assumo o que faço', diz mulher detida por crime de injúria racial no Rio
VÍDEO: ‘Referi como negra, eu assumo o que faço’, diz mulher detida por crime de injúria racial no Rio

PIB

1,2%. Esse foi o crescimento do PIB do Brasil no 1º trimestre de 2021, na comparação com os três meses imediatamente anteriores. O percentual divulgado pelo IBGE confirma que a economia brasileira iniciou o ano em expansão, embora o ritmo tenha perdido força – a alta foi menor que a registrada nos dois trimestres anteriores. Ainda assim, o resultado veio acima do esperado.

Tem 5 minutos?

Já ouviu falar nas zonas azuis (blue zones)? São cinco lugares onde um número expressivo de pessoas passa dos 100 anos com saúde e disposição. São elas: as ilhas de Okinawa, no Japão, e Ikaria, na Grécia; a cidade de Loma Linda, na Califórnia; a Sardenha, na Itália; e a península de Nicoya, na Costa Rica. No entanto, foi descoberto há outras zonas azuis no planeta, lugares com menos visibilidade. Um deles é onde vive o povo tsimane, na Amazônia boliviana. Uma equipe da University of Southern California descobriu que os indígenas experimentam um baixo índice de diminuição do cérebro, que é um indicador do envelhecimento – no caso deles, a taxa é 70% menor que os indivíduos do Ocidente. Leia sobre os hábitos dos tsimanes.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

A boa do dia 🐶

O que você faria pelo seu animal de estimação? Uma jovem americana de 17 anos enfrentou um urso adulto para defender um de seus cãezinhos, que estavam no quintal e avançaram contra o “invasor”. Ao ver a cena, a adolescente correu em direção ao urso e o empurrou para o terreno vizinho. Com seu cachorro no colo, voltou para dentro de casa. Ela gravou um vídeo em uma rede social contando que machucou o dedo e ficou com arranhões no joelho durante a fuga – mas nenhum animal foi ferido durante a ação. Assista no vídeo abaixo.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Jovem enfrenta urso para defender cãozinho nos EUA

Jovem enfrenta urso para defender cãozinho nos EUA

O Assunto 🎧

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br/

ANÚNCIO_DOCAM_2_jpeg.JPG
www.docam.com.br
docan_novo.JPG

SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0

anúncio_foco_naz_politica.JPG

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE

Veículos
ABRACAM NOTÍCIAS /Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Whatsapp 61 9 8191.9906

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

 

Imprimir