Sexta-feira, 14 de maio - RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

Bruno Covas piora e tem quadro clínico irreversível, segundo boletim médico. Ricardo Lewandowski concede a Eduardo Pazuello o direito de ficar em silêncio na CPI da Covid. Votação no STF obriga o governo federal a realizar o Censo em 2022. Prefeito do Rio pretende vacinar 90% da população adulta até outubro e anuncia shows-teste. Correspondentes nos EUA tiram a máscara ao vivo e se emocionam.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Bruno Covas

O prefeito licenciado de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), piorou hoje e tem quadro clínico irreversível, segundo boletim médico divulgado à noite. Covas está internado desde 2 de maio no Hospital Sírio-Libanês para tratamento do câncer no sistema digestivo com metástase nos ossos e no fígado. O comunicado citou que o prefeito estava "recebendo medicamentos analgésicos e sedativos" e "acompanhado de seus familiares".

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Pazuello em silêncio

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu hoje habeas corpus ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello para que ele tenha o direito de ficar em silêncio na CPI da Covid. Na prática, significa que o ex-ministro não é obrigado a responder a perguntas que possam incriminá-lo – porém, terá de "falar a verdade" se o questionamento não se encaixar nesse entendimento. O pedido tinha sido feito ontem pela Advocacia-Geral da União (AGU). Antes do anúncio da decisão de Lewandowski, o relator da CPI, Renan Calheiros, disse ao STF que o silêncio de Pazuello prejudicaria a comissão.

STF quer Censo

STF decidiu hoje que o governo federal tem obrigação de realizar o Censo em 2022. A pesquisa tinha sido cancelada em abril, quando o governo informou que o Orçamento de 2021 não reservava recursos para ela. Por lei, o Censo deve ser feito a cada dez anos. O mais recente é 2010, e o do ano passado acabou sendo adiado por causa da pandemia de Covid.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Falta de insumos

Depois de entregar hoje mais de 1,1 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde, o Butantan suspendeu completamente a produção da vacina. Motivo? Falta de matéria-prima. É o mesmo drama vivido pela Fiocruz. A instituição disse que tem insumos para produção somente até a semana que vem.

Risco na fronteira

O governo federal publicou uma portaria que proíbe a entrada de estrangeiros em voos com origem ou passagem pela Índia; a medida acontece dez dias após a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O motivo é a nova variante do coronavírus identificada no país, que vive um colapso com mais de 250 mil mortos e de 23 milhões de infectados.

Vacinação no Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse hoje que a expectativa é vacinar 90% da população adulta da cidade até o fim de outubro. E ainda especulou: "Chegando a essas condições, vamos ter réveillon e carnaval". Além disso, antecipou que irá editar um decreto flexibilizando as regras de restrições da quarentena. Ele citou a volta de eventos com protocolos e shows-teste (e com público submetido a exame 12 horas antes do evento).

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Vítimas do Jacarezinho

G1 reuniu relatos de familiares e amigos de 14 dos 28 mortos na operação policial no Jacarezinho, no Rio. Os entrevistados afirmaram que seus parentes foram assassinados – e, em alguns casos, mesmo após terem sido baleados e se entregado. A polícia nega qualquer execução e diz que colabora com as investigações. A Defensoria Pública alega que há indícios de execuções e o Ministério Público ainda investiga o caso. Saiba quem são, onde morreram e o que dizem os familiares das vítimas.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Israel e Palestina

Israel enviou tropas para a região da fronteira com a Faixa de Gaza e passou a bombardear o território palestino de perto, em mais passo na escalada de confrontos na região. Desde segunda, quando começaram os ataques aéreos, morreram mais de 120 pessoas em Gaza, sendo que 31 crianças. Também hoje, o conflito se espalhou até a CisjordâniaVeja imagens marcantes do confronto no vídeo abaixo.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

http://schema.org/VideoObject" itemprop="video" data-block-id="23">
Uma semana de confrontos entre Israel e Palestina: veja imagens marcantes
 
 
https://s03.video.glbimg.com/x240/9513258.jpg");"> 
 
 
 
 

Uma semana de confrontos entre Israel e Palestina: veja imagens marcantes

O que é coelho que solta pó?

Uma caixa misteriosa enviada ontem a 18 senadores acendeu o alerta nos gabinetes. Cada um dos parlamentares recebeu um coelho de pelúcia que solta pó. Tudo não passou de uma campanha contra teste de cosméticos em animais promovida por uma organização internacional. Assista ao vídeo do G1 que explica o mistério.

http://schema.org/VideoObject" itemprop="video" data-block-id="27">
O que é o 'coelho que solta pó' entregue a senadores e por que ele surgiu
 
 
https://s01.video.glbimg.com/x240/9515808.jpg");"> 
 
 
 

O que é o 'coelho que solta pó' entregue a senadores e por que ele surgiu

Brrr 🥶

E o inverno ainda nem chegou. Santa Catarina amanheceu com temperaturas negativas pelo 2º dia seguido. Às 6h, Urupema, na Serra, o termômetro chegou a registrar -2,7ºC. Em São Joaquim, a mínima foi de 1,8ºC, e vegetação ficou coberta pela geada.

https://s2.glbimg.com/ITXbV3Y7BJizTSQaSOLLvFwk0Ws=/0x0:1280x720/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/9/V/7ZlGHHSp6Aa6ec82cqHQ/whatsapp-image-2021-05-14-at-07.46.33.jpeg 984w, https://s2.glbimg.com/GNIrD1xiVH83fNB2-2Nz17OB39w=/0x0:1280x720/640x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/9/V/7ZlGHHSp6Aa6ec82cqHQ/whatsapp-image-2021-05-14-at-07.46.33.jpeg 640w, https://s2.glbimg.com/cphR5W01FAvFIBVCriuDGuDoHMA=/0x0:1280x720/600x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/9/V/7ZlGHHSp6Aa6ec82cqHQ/whatsapp-image-2021-05-14-at-07.46.33.jpeg 600w" alt="Amanhecer gelado na localidade do Vale do Caminhos da Neve em São Joaquim, na Serra de SC — Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online" class="i-amphtml-fill-content i-amphtml-replaced-content" style="box-sizing: inherit; margin: auto; padding: 0px !important; border: none !important; font: inherit; vertical-align: initial; display: block; height: 0px; max-height: 100%; max-width: 100%; min-height: 100%; min-width: 100%; width: 0px; position: absolute; inset: 0px;" decoding="async" />

Amanhecer gelado na localidade do Vale do Caminhos da Neve em São Joaquim, na Serra de SC — Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

Tem 5 minutos?

Qual é o segredo para a longevidade? A resposta talvez tenha relação com a capacidade do DNA para se regenerar. É o que aponta um estudo recente feito com supercentários e publicado na revista científica eLife. Foram coletadas amostras de sangue de 81 pessoas com ao menos 105 anos de idade. O achado pode ajudar os cientistas a descobrirem como evitar doenças relacionadas ao envelhecimento. Leia a reportagem.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

A boa do dia

Como contamos ontem, nos Estados Unidos, pessoas totalmente imunizadas já não são mais obrigadas a usar máscara. E os repórteres da Globo que vivem no país já começaram a aproveitar essa vida pós-vacina. Eles mostraram, ao vivo, a sensação e a emoção de tirar a proteção do rosto (e de poder, inclusive, passar batom depois de tanto tempo). Assista no vídeo abaixo:

http://schema.org/VideoObject" itemprop="video" data-block-id="37">
VÍDEO: A emoção de repórteres nos EUA ao tirarem as máscaras ao vivo
 
 
https://s03.video.glbimg.com/x240/9515946.jpg");"> 
 
 
 
 

VÍDEO: A emoção de repórteres nos EUA ao tirarem as máscaras ao vivo

 
Imprimir