Quarta-feira, 12 de maio – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

 

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem informado , destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.

 

nova_data_do_curso_ABRACAM.jpeg

www.abracambrasil.org.br

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

n  o  t  í  c  i  a  s

Acusação de mentira, pedido de prisão e xingamentos: Fabio Wajngarten depõe no dia mais tenso da CPI. SP e RJ retomam vacinação contra a Covid em grávidas e MG recomenda interrupção da aplicação nas gestantes sem comorbidades. Conflito na Faixa de Gaza chega ao 3º dia e número de mortos passa dos 60. Zezé Di Camargo faz cateterismo e divulga vídeo tranquilizando fãs após internação. Juliette vira alvo de gravadoras e recebe propostas para ter contrato como cantora.   Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

CPI da Covid

Ameaça de prisão, troca de acusações, xingamentos e tumulto. No dia mais tenso da CPI da Covid até aqui, o ex-secretário de Comunicação Fabio Wajngarten prestou depoimento e evitou fazer críticas ao governo e apontar responsáveis pelo agravamento da pandemia. O presidente da comissão chegou a dizer que Wajngarten estava mentindo e mais tarde afirmou que vai solicitar ao MP que avalie se ex-secretário cometeu crime de falso testemunho. Já o relator pediu a prisão do depoente, que por sua vez suavizou o discurso sobre críticas ao Ministério da Saúde (à revista “Veja”, ele havia citado a “incompetência” da pasta). A sessão chegou a ser suspensa depois que o senador Flavio Bolsonaro chamou Renan Calheiros de “vagabundo” (assista no vídeo abaixo).

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

VÍDEO: Flavio Bolsonaro chama Renan Calheiros de 'vagabundo' e CPI é suspensa

VÍDEO: Flavio Bolsonaro chama Renan Calheiros de ‘vagabundo’ e CPI é suspensa

  • VEJA: ‘vagabundo’, pedido de prisão, ‘o senhor está mentindo’
  • OUÇA: revista divulga trecho de entrevista com Wajngarten
  • LEIA: carta da Pfizer mostra que governo não priorizou vacinas

💉 Vacinação em grávidas

Um dia depois de o Ministério da Saúde ter restringido a vacinação de grávidas e puérperas àquelas com comorbidades e de ter vetado a aplicação das doses da AstraZeneca/Oxford, o estado de SP anunciou que retomará, em 17 de maio, a campanha voltada a gestantes. A retomada só será possível por causa de remanejamentos de doses e da entrega de um novo lote de CoronaVac. Já a prefeitura do Rio reiniciou a vacinação hoje – também só com CoronaVac e Pfizer. Em MG, o governo recomendou a interrupção da aplicação das doses em grávidas sem comorbidades.Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Conflito em Gaza

A guerra de mísseis, foguetes e ataques aéreos entre Israel e palestinos entrou hoje no terceiro dia. E o número de mortos nos confrontos passou de 60. Neste, que já é o maior conflito na região desde 2014, a Faixa de Gaza contabiliza 56 vítimas na Faixa de Gaza desde segunda, de acordo autoridades do território palestino. Em Israel, são seis, dizem autoridades médicas israelenses. O Hamas anunciou – movimento palestino que controla a Faixa de Gaza e tem um braço político e um armado – anunciou a morte de vários de seus comandantes em ataques aéreos de Israel.

Voo Rio-Paris

O Tribunal de Apelações de Paris ordenou que a Air France e Airbus sejam julgadas na França por homicídio culposo pelo no acidente com o voo 447 Rio-Paris, em 2009. A queda do avião no Atlântico matou 228 pessoas. A decisão, que atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República e de familiares das vítimas, reverte uma determinação de 2019 a favor das empresas.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Direto pra cadeia

O homem de 18 anos que invadiu uma creche em Saudades (SC) e matou cinco pessoas recebeu alta hospitalar nesta quarta. Ele foi detido e encaminhado ao Presídio Regional de Chapecó, onde cumprirá 14 dias de isolamento para seguir protocolo sanitário. O assassino foi preso em flagrante e levado ao hospital após dar golpes contra o próprio corpo.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Datafolha

Uma pesquisa do instituto Datafolha foi divulgada hoje pela jornal “Folha de S.Paulo” com índices de intenção de voto para o 1º turno da eleição de 2022. Ela apontou que Lula tem 41%; Bolsonaro, 23%; Moro, 7%; e Ciro, 6%. Com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o levantamento ouviu 2.071 pessoas em 11 e 12 de maio. Veja detalhes da pesquisa.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Aguenta coração

O cantor Zezé Di Camargo precisou fazer um cateterismo depois ter sentido dores no peito. “Assustei muito com a dor e fui ao hospital”, disse o sertanejo. Ele foi internado em São Paulo no domingo e passou três dias hospitalizado. Em vídeo, ele tranquilizou os fãs e disse que está ‘com mais saúde do que antes’. (Assista abaixo).

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Zezé Di Camargo é internado em hospital após sentir dores no peito

Zezé Di Camargo é internado em hospital após sentir dores no peito

Ira dos fãs

Fãs de Anitta estão pressionando a gravadora Warner pela queda rápida de “Girl from Rio” nas paradas. Eles pedem um esforço para incluir a música em playlists nos serviços de streaming. E olha que a estreia, em 30 de abril, tinha sido boa. No Spotify, a faixa ficou em 58º no ranking diário global. Mas então veio o tombo: nos três dias seguintes, “Girl from Rio” foi caindo – até que sumiu do top 200. Para qualquer artista brasileiro, passar quatro dias nessa lista seria uma vitória. Mas os fãs da Anitta, que já viram a cantora chegar lá outras 26 vezes, o resultado foi decepcionante.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Tem 5 minutos?

No início da quarentena, casais que já estavam juntos até chegaram a demonstrar maior interesse por sexo. Mas, com o tempo e o aumento das preocupações, a atividade passou a ser rara. E agora especialistas da área começam a mapear as mudanças na prática sexual do brasileiro dentro das novas condições (e limitações) impostas pela pandemia. Neste cenário de relações pós-Covid, já se pode observar uma tendência: aumento do que vem sendo chamado de relacionamento híbrido (parte virtual, parte ao vivo). Leia mais sobre o que dizem especialistas no tema.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

A boa do dia 🎙️

A campeã do “BBB21“, Juliette Freire, ficou conhecida por cantarolar músicas conhecidas durante o confinamento. Agora, a milionária já tem propostas de gravadoras que demonstraram interesse em contratá-la profissionalmente. A Sony conta com Luan Santana como o intermediador. A Warner tem o apoio de ninguém mais que Anitta. Enquanto a Universal está ‘aberta’ para negociar. Mas a própria Juliette afirma que ainda não se sente pronta para seguir carreira como cantora e diz que precisa estudar. Será que, em breve, os cactos (como são conhecidos os devotíssimos fãs da vencedora do reality) terão um hino para chamarem de seu?

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Educação

37% foi a queda, desde 2010, no valor repassado às universidades federais pelo Ministério da Educação (MEC) para que elas arquem com as despesas discricionárias (não obrigatórias). São gastos básicos – recursos para investimentos e contas de água, luz e segurança, além de bolsas de estudo e auxílio estudantil. Para a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), isso pode levar à redução ou paralisação das atividades, segundo. Já as despesas obrigatórias – para salários e aposentadorias – não podem sofrer corte.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

O Assunto 🎧

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Destaque Agência Brasil

Senadores apontam contradição de Wajngarten em depoimento a CPI

CPI foi retomada no início da noite desta quarta-feira

A reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia foi marcada por polêmicas no período da tarde desta quarta-feira (12). Quinta pessoa a depor à CPI, o ex-secretário especial de Comunicação Social Fábio Wajngarten foi questionado por senadores que integram a comissão sobre entrevista concedida à revista Veja em abril deste ano, um mês após deixar o cargo. 

Na entrevista, Wajngarten afirma que o acordo com a farmacêutica Pfizer para fornecimento de vacinas contra a covid-19 não prosperou por “incompetência e ineficiência” da “equipe que gerenciava o Ministério da Saúde nesse período”.

No depoimento de hoje, o ex-secretário confirmou que o governo recebeu, em setembro do ano passado, uma carta da Pfizer ofertando doses da vacina e que o pedido ficou parado por, pelo menos, dois meses. Mas negou ter chamado de incompetente o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello.

“Incompetência é ficar refém da burocracia, morosidade na tomada de decisões é um problema em casos excepcionais como temos na pandemia. A não resposta da carta [da Pfizer], o não retorno no tempo adequado numa pandemia”, disse.

O relator da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL), pediu a prisão do ex-secretário por considerar que ele mentiu à CPI.  “Se este depoente sair daqui ileso, vamos abrir uma porta que depois vamos ter muita dificuldade para fechar. Se não tomamos decisões diante do flagrante evidente, é óbvio que isso vai enfraquecer a comissão.”

Mas o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM) negou o pedido. “Eu não sou carcereiro de ninguém. Eu sou democrata, se ele mentiu, nós temos no relatório [final da CPI] como pedir o indiciamento dele, mandar para o Ministério Público para ele ser preso, mas não por mim, mas depois que ele for julgado. E aqui não é o tribunal de julgamento”, disse o presidente da CPI.

Durante a reunião da CPI,  a senadora Leila Barros (PSB-DF) reproduziu trecho da gravação da entrevista em que Wajngarten usaria o termo “incompetência”, divulgado pela revista Veja na tarde de hoje.

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) defendeu Wajngarten. “O cúmulo do absurdo é a gente ver uma pessoa honesta, falando a verdade aqui, estão tentando tirar uma entrevista como parâmetro do que é verdade ou não que ele fala nessa CPI.”

Ele e Renan se desentenderam e trocaram ofensas. Depois disso, a reunião foi suspensa, sendo retomada pouco após as 19h.

Segurança jurídica

Ainda na parte da tarde, perguntado pelo senador Renan Calheiros, Fábio Wajngarten negou que tenha havido procrastinação para a compra das vacinas.

“Não havia segurança jurídica para a assinatura porque havia uma lacuna legal. Três cláusulas impediram, empacaram e emperraram que a negociação avançasse de forma mais rápida: resolução de conflitos em Nova York, e não no Brasil; isenção completa de responsabilização e indenização; e edição de uma medida provisória para o país elencar ativos e bens em caso de processos internacionais”, afirmou.

Com informações da Agência Brasil

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

ANÚNCIO_DOCAM_2_jpeg.JPG
www.docam.com.br
docan_novo.JPG

SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0

anúncio_foco_naz_politica.JPG

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE/Veículos
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Imprimir