Sexta-feira, 19 de fevereiro – RESUMO DO DIA - ABRACAM NOTÍCIAS

ATENÇÃO VEREADORES E VEREADORAS DO BRASIL

A ABRACAM - Associação Brasileira mde Câmaras Municipais, convida você para participar

da CAPACITAÇÃO que acontecerá nos dias 23, 24, 25 e 26 de março de 2021, em Brasília.

Garanta a sua vaga!

Saiba mais, acesse:

Faça sua inscrição no site www.abracambrasil.org.br/eventos
www.abracambrasil.org.br/eventos

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
·         ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br

·         FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br

·         BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br

  • Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

n o t í c i a s

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


O presidente Jair Bolsonaro indica o general Joaquim Silva e Luna para a presidência da Petrobras. Por 364 votos a 130, Câmara mantém preso deputado Daniel Silveira. Por vídeo, o parlamentar diz que se excedeu ao atacar STF e pede desculpasBrasil registra 1.345 mortes por Covid em 24 horas e se aproxima de 245 mil; país está há 30 dias com média móvel de óbitos acima de mil. E o Ministério da Saúde libera uso de todo o estoque da nova leva de vacinas contra o coronavírus, sem necessidade de reservar metade para a 2ª dose.

Caso Daniel Silveira

Por 364 votos a 130, a Câmara dos Deputados decidiu manter na prisão o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), preso em flagrante na terça (16), no Rio de Janeiro, por ordem do Supremo Tribunal Federal. Em uma rede social, o parlamentar publicou um vídeo no qual fazia apologia ao AI-5, instrumento de repressão mais duro da ditadura militar, e defendia a destituição de ministros da Corte.

  • Relatora diz que é preciso separar crítica de ataque à democracia
  • PGR pede que STF investigue desacato de deputado ao ser preso
  • Silveira recebeu deputados, parentes e advogados na sede da PF
  • Andréia Sadi: Planalto não trabalhou pelo deputado

Da prisão, Silveira fez um discurso virtual na sessão e pediu desculpas pelos ataques e ofensas aos ministros do STF. O deputado disse que se excedeu e se arrependeu. “Assisti ao meu vídeo várias vezes. Eu não consegui compreender o momento da raiva que ali me encontrava e peço desculpas a todo Brasil” (assista ao vídeo abaixo).

"Peço desculpas a todo o Brasil. Um momento passional", diz deputado Daniel Silveira“Peço desculpas a todo o Brasil. Um momento passional”, diz deputado Daniel Silveira

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

➖ Assista às análises dos comentaristas da GloboNews:8 vídeos

Vacinas ignoradas

'Ministério da Saúde deveria estar muito agradecido ao Butantan', diz Dimas Covas‘Ministério da Saúde deveria estar muito agradecido ao Butantan’, diz Dimas Covas

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

O Ministério da Saúde ignorou três ofícios enviados pelo Butantan em 2020 oferecendo doses de vacina contra Covid-19 ao governo federal, informou o diretor do instituto, Dimas Covas. Os documentos que ficaram sem resposta, segundo o diretor, foram enviados em julho, agosto e outubro. A oferta era para compra de 60 milhões de aplicações do imunizante CoronaVac para entrega ainda em 2020 e de outras 100 milhões para 2021. Nesta quinta, a pasta acusou o Butantan de atrasar entregas do fármaco.

  • Mais de 5,75 milhões receberam a 1ª dose, 2,72% da população; veja balanço
  • Governo diz ao Butantan que quer mais 30 milhões de doses da CoronaVac

Em reunião com representantes da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que 4,7 milhões de doses das vacinas contra a Covid-19 começarão a ser distribuídas na próxima semana. Segundo o ministério, todos os imunizantes serão destinados para a primeira dose. Agora, as prefeituras não precisarão reservar metade do lote para a 2ª aplicaçãoentenda a mudança.

  • Curitiba suspende aplicação da 1ª dose de vacinas contra Covid
  • Criança desligou energia e causou perda de vacinas no ES, diz polícia
  • Técnica de enfermagem admite ter errado ao não aplicar vacina no Rio
  • MP investiga técnica de enfermagem que não injetou vacina em Goiás

Escalada da pandemia

VÍDEO: RJ identifica casos de variantes brasileira e britânica de coronavírusVÍDEO: RJ identifica casos de variantes brasileira e britânica de coronavírus

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

A Prefeitura do Rio de Janeiro confirmou a morte do segundo paciente infectado com a variante brasileira do coronavírus, conhecida como P1, no estado. A vítima, de 46 anos, era de Manaus e estava internada no Hospital Federal do Servidor. O governo estadual afirmou que existe transmissão local das variantes P1 e do Reino Unido no RJ. Autoridades identificaram que dos cinco contaminados com as novas cepas, quatro não têm registro de viagens.

  • Perfil de cada vacina influencia na eficácia contra as mutações; entenda
  • Pesquisadores sugerem ampliar para 7 os sintomas para fazer exame de Covid

Nesta sexta, o Brasil completou 30 dias com média móvel acima de 1 mil mortos por Covid. Foram registrados 1.345 óbitos em 24 horas, totalizando 244.955 vítimas do coronavírus. Com isso, a média móvel de mortes no país nos últimos 7 dias foi de 1.051. Em número de casos, 10.081.693 brasileiros foram infectados, com 53.049 desses confirmados no último dia. Dez federações estão com alta nas mortes: Goiás, Acre, Pará, Rondônia, Roraima, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Veja a situação no seu estado.

  • Toque de recolher começa hoje na Bahia; veja o que pode funcionar
  • Veja FOTOS de ruas vazias em Fortaleza na 1ª noite de toque de recolher no Ceará
  • Duas regiões de SP regridem à fase vermelha da quarentena

🌎 No mundo

Vítima da Covid-19 é enterrada no cemitério Alto de São João, em Lisboa (Portugal), nesta quinta-feira (18) — Foto: Patricia de Melo Moreira/AFPVítima da Covid-19 é enterrada no cemitério Alto de São João, em Lisboa (Portugal), nesta quinta-feira (18) — Foto: Patricia de Melo Moreira/AFP

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Cena familiar aos brasileiros: “Estamos sobrecarregados”, lamentou Ricardo Pereira, compactando o solo argiloso entre as sepulturas escavadas no maior cemitério de Lisboa, capital de Portugal, rapidamente preenchido com vítimas da Covid-19 e identificados por um simples número. “Este lote foi ocupado em cerca de 50 dias, enquanto normalmente demora quase um ano”, disse o coveiro de 36 anos. Sexto país da Europa e do mundo com o maior número de mortes em relação à sua população, Portugal vem registrando uma média de 180 óbitos por dia desde o início do ano; leia mais.

  • Portugal anuncia voo de repatriação de portugueses e residentes retidos no Brasil
  • México atinge maior taxa de mortes por Covid nas Américas

Na luta contra o coronavírus, a vacina da Pfizer/BioNTech reduziu em 75% a transmissão da Sars-CoV-2 menos de um mês após a aplicação da 1ª dose, segundo um estudo preliminar publicado na revista científica “The Lancet”. A pesquisa foi feita com 9.109 profissionais de saúde no maior hospital de Israel. Outro dado sobre o fármaco foi apresentado: segundo as farmacêuticas, o imunizante, antes mantido apenas a temperatura ultrafria de -70º C, agora pode ser armazenado por até duas semanas a -25º C.

💉 Veja também:

  • Argentina começa a vacinar contra Covid-19 idosos entre 70 e 80 anos
  • Mulheres se disfarçam de idosas para receber vacina nos EUA; veja vídeo

Crise dos combustíveis

Joaquim Silva e Luna — Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilJoaquim Silva e Luna — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Em uma rede social, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a indicação do general Joaquim Silva e Luna, atual diretor da Itaipu Binacional, para a presidência da Petrobras. Se confirmado pelo conselho da empresa, Luna e Silva substituirá o atual chefe da estatal, Roberto Castello Branco, indicado por Bolsonaro após as eleições de 2018.

Mais cedo, em visita a Sertânia (PE), o presidente já havia adiantado “mudanças” na empresa. Ele afirmou que a política de preços de combustíveis “não vai continuar sendo um segredo de estado”. O anúncio da troca de comando ocorre um dia após Bolsonaro criticar a estatal, durante uma live, e informar que, a partir de 1º de março, o imposto sobre o preço do diesel será zerado por dois meses.

  • Saiba quem é o general indicado para substituir economista
  • Presidente ameaçava interferência desde ontem; ações caíram 7,5%
  • Gerson Camarotti: ‘É um claro movimento de ingerência política’

Briga de gigantes

Facebook não chegou a um acordo e baniu conteúdo de notícias na Austrália — Foto: Lukas Coch/via ReutersFacebook não chegou a um acordo e baniu conteúdo de notícias na Austrália — Foto: Lukas Coch/via Reuters

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

O CEO do FacebookMark Zuckerberg, conversou com representantes do governo da Austrália sobre o projeto de lei que pretende obrigar os gigantes da tecnologia a pagar grupos de imprensa pela publicação de reportagens. Em resposta à legislação em debate, a rede comandada por Zuckerberg anunciou o bloqueio de notícias no país impedindo usuários de compartilhar conteúdo da mídia local e internacional. O primeiro-ministro Scott Morrison afirmou que a Austrália não pretende se curvar às “ameaças”. Entenda a disputa entre o governo australiano e as “big techs”.

Novos tempos

Imagem de Meghan e Harry em 2018 — Foto: Clodagh Kilcoyne/ReutersImagem de Meghan e Harry em 2018 — Foto: Clodagh Kilcoyne/Reuters

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

príncipe Harry e sua esposa, Meghan Markle, romperam totalmente os laços profissionais com a família real britânica ao dizer à rainha Elizabeth II que não voltarão a trabalhar como membros da monarquia. Em 2020, o casal já tinha anunciado planos para se afastar de suas funções da realeza. Agora, o duque e a duquesa de Sussex vão devolver as nomeações militares honorárias e o valor que recebem da coroa; saiba mais.

Relações diplomáticas

Presidente dos EUA, Joe Biden, em conferência virtual com líderes da Europa em 19 de fevereiro de 2021 — Foto: Kevin Lamarque/ReutersPresidente dos EUA, Joe Biden, em conferência virtual com líderes da Europa em 19 de fevereiro de 2021 — Foto: Kevin Lamarque/Reuters

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Em sua estreia mundial na Conferência de Segurança de Munique, o presidente dos Estados UnidosJoe Biden, pediu por defesa da democracia e oposição aos regimes autoritários. Na transmissão virtual, Biden disse que é preciso provar que o modelo democrático é atual, “não uma relíquia histórica”.

O democrata também estreou, nesta sexta, em um encontro do G7, grupo das maiores potências econômicas do mundo. Biden reforçou a importância da cooperação internacional e da coletividade.

  • EUA voltam oficialmente ao Acordo de Paris sobre o clima
  • Invasão no Capitólio: 9 extremistas são indiciados

Imposto de Renda

Inflação de 2020 aumentou a defasagem da tabela do imposto de rendaInflação de 2020 aumentou a defasagem da tabela do imposto de renda

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

113,09% é a defasagem acumulada da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) devido ao aumento de 4,52% no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), segundo o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco).

Sem qualquer correção desde 2015, a tabela do IR tem levado o brasileiro a pagar mais ao governo a cada ano. Agora, quem ganha 1,73 salário mínimo, antes isento, paga o imposto. Saiba quanto você desembolsaria se a tabela fosse corrigida pela inflação.

Missão no espaço 🚀

Perseverance envia primeira imagem colorida de Marte um dia após pouso difícil. — Foto: NASA/JPL-CaltechPerseverance envia primeira imagem colorida de Marte um dia após pouso difícil. — Foto: NASA/JPL-Caltech

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Um dia após pousar em Marte, o robô Perseverance, da Nasa, enviou as primeiras imagens coloridas e em alta definição do planeta vermelho. Com 19 câmeras acopladas, o viajante tem o maior número de máquinas em um único veículo já enviadas a uma missão espacial. Veja as fotos.

A Boa do Dia

VÍDEO: Cerveja grátis para quem se vacinar no bar, em IsraelVÍDEO: Cerveja grátis para quem se vacinar no bar, em Israel

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Já imaginou tomar a vacina contra a Covid-19 e ganhar uma cerveja por isso? É realidade em Israel (assista ao vídeo acima). Um bar de Tel Aviv passou a funcionar como clínica de vacinação. Com isso, quem se imuniza recebe uma bebida — sem álcool, por precauções médicas. Israel é o país com a imunização mais acelerada no mundo. Leia mais.

Veja também:

  • 🔊 Dave Grohl diz que futuro do rock está na geração da filha
  • 🍷 Conhaque francês de 1777 é leiloado por mais de R$ 300 mil

O Assunto 🎧 e Resumão da semana 🎧

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br
Imprimir