Vereadores e vereadoras participam de Congresso em Brasília

A capital federal recebeu nos dias 25, 26, 27 e 28 de novembro de 2019, vereadores de todo o Brasil, que vieram participar do 12º Congresso Brasileiro de Câmaras Municipais. O evento realizado pela ABRACAM – Associação Brasileira de Câmaras Municipais, aconteceu no  Hotel Carlton, em Brasília, no Setor Hoteleiro Sul e teve o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

O presidente da entidade Dr. Rogério Rodrigues da Silva, abriu os trabalhos no dia 25 agradecendo aos presentes, o atendimento ao chamamento que fez aos vereadores e vereadoras para que viessem à Brasília, para participar deste evento que se tornou tradicional e está em sua décima segunda edição.

A participação intensa dos vereadores e vereadoras foi contagiante nos quatro dias de debates.

A temperatura das discussões ocorridas e dos temas abordados, foi o ponto alto e sucesso do evento, bem como a qualidade dos palestrantes convidados.

No segundo dia, assuntos como: Marketing de Relacionamento Digital, Compensação Tributária, Política e Compensação na Nova Gestão Pública e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, foram abordados por Rodrigo Gadelha (eleito o Social Media do ano), Sérgio Moroto(FIPE),Luiz Kirchner (Diretor de Assuntos Estratégicos da ABRACAM) e Giani Boseli (Gerente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) respectivamente.

A Caixa Econômica Federal, patrocinadora do evento, participou ainda com a palestra do Dr. Rafael Eduardo de Melo Leite – Gerente de Clientes e Negócios da Gerência Nacional de Produtos de Saneamento e Infraestrutura, que falou sobre produtos e serviços relacionados à sua área.

A discussão sobre a PEC 188/2019 da Reforma Administrativa e Extinção de Municípios foi o principal assunto de interesse dos parlamentares municipais no terceiro dia do evento, uma vez que envolve a grande maioria dos municípios e o tema desperta interesse geral. O Dr. Bruno Funchal, diretor da Secretaria de Fazenda do Governo Federal colocou a posição governamental e teve como contraponto o cientista político Antonio Flávio Testa, especialmente convidado, abordando a questão.

O empresário Flávio Sales, desenvolvedor do programa – Diário Eletrônico Oficial das Câmaras Municipais – DOCAM, falou sobre a parceria feita com a ABRACAM, onde a entidade representativa das Câmaras Municipais disponibilizará gratuitamente o uso, para todos os associados, que ganharão esse serviço para utilização em suas respectivas Câmaras Municipais.

A Câmara dos Deputados, através do programa ECO Câmara, enviou o Dr.Luiz Vicente da Costa Braga para discorrer sobre o tema da sustentabilidade. Ele reforçou a importância do Legislativo a aderir as ações de sustentabilidade administrativa. Além de produzir leis para a sociedade, é necessário entender o papel da administração para levar todo esse desafio de se tornar mais sustentável, e utilizar melhor os recursos que estão disponíveis na natureza e os recursos públicos. 

O presidente Dr. Rogério Rodrigues da Silva destacou a importância do engajamento e da participação dos vereadores nos congressos e eventos da ABRACAM, que mostra a força do legislativo municipal, hoje com mais de 57 mil vereadores em todo o Brasil.”O vereador é o agente político mais próximo do cidadão, por isso fortalecer o poder legislativo municipal é fortalecer a base e a verdadeira essência da democracia”, finaliza.

O último dia foi dividido entre a brilhante explanação do Dr. Eduardo Damian, que é presidente da Comissão Eleitoral da OAB Nacional sobre as Novas Regras e Condutas Vedadas em ano eleitoral e a entrega do Prêmio ABRACAM Eficiência de Gestão – 2019, destinados as Câmaras Municipais filiadas e indicadas ao prêmio.

10.JPG19.JPG13.JPG11.JPG14.JPG16.JPG15.JPG17.JPG21.JPG20.JPG22.JPG

Imprimir