13 de novembro, SEGUNDA-FEIRA, com os DESTAQUES DO DIA

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CAPA

Brasileiros que estavam em Gaza chegam ao Brasil nesta segunda

 

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Grupo receberá atendimento médico e psicológico em Brasília 

Foto: Divulgação MRE

Os brasileiros e seus familiares palestinos que deixaram a Faixa de Gaza chegam nesta segunda-feira (13) ao Brasil. O governo federal já tem uma operação de acolhimento pronta para o grupo, como atendimento médico e psicológico e regularização de documentos. 

Eles cruzaram a fronteira com o Egito pelo Portal de Rafah, no início da manhã deste domingo (12). A chegada ao Cairo ocorreu no início da noite. Na capital egípcia, o grupo pega o voo para Brasília. A previsão é que a aeronave decole às 11h50 (horário local) e pouse em Brasília às 23h30 (horário local). Antes disso, haverá três paradas técnicas: em Roma, na Itália; em Las Palmas, na Espanha; e na Base Aérea do Recife, já no Brasil. 

VOLTANDO EM PAZ: Os 32 brasileiros e familiares acabaram de chegar em segurança ao hotel no Cairo, onde foram recebidos pela equipe médica da FAB, que os aguardava no local. Foto: Presidência da República/Twitter

VOLTANDO EM PAZ: Os 32 brasileiros e familiares acabaram de chegar em segurança ao hotel no Cairo, onde foram recebidos pela equipe médica da FAB, que os aguardava no local. Foto: Presidência da República/Twitter – Presidência da República/Twitter

Os repatriados receberão apoio psicológico, cuidados médicos e imunização e terão um período de repouso em Brasília, em alojamento da Força Aérea Brasileira (FAB), antes de se deslocarem para outras cidades no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) está sendo mobilizada para oferecer aos repatriados os cuidados em saúde necessários logo no momento de chegada ao Brasil, em Brasília. 

“A oferta no momento da recepção envolve cuidados psicológicos e clínicos, incluindo urgências e emergências que possam surgir. A equipe será formada por cinco profissionais da saúde: um médico, um enfermeiro e três psicólogos. Além disso, será disponibilizada uma ambulância do Samu/DF, tipo UTI móvel, com médico e enfermeiro, se houver necessidade de atendimento especializado em unidade da rede de saúde”, explicou a pasta, em resposta à Agência Brasil. 

– Relembre os momentos de tensão dos brasileiros em Gaza

Ao chegarem ao Brasil, também será feita a regularização migratória, pela Polícia Federal, e a emissão de outros documentos que permitam o acesso a serviços públicos e ao emprego. 

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, algumas pessoas têm familiares no Brasil, enquanto outras serão acolhidas em um local no interior de São Paulo, disponibilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

O grupo a caminho do Brasil tem 22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos familiares próximos. Dos 32 repatriados, 17 são crianças, nove mulheres e seis homens.

Voltando em Paz

Este será o décimo voo da Operação Voltando em Paz, do governo federal, que cumpre mais uma missão de repatriação em áreas de conflito no Oriente Médio. A aeronave VC-2, cedida pela Presidência da República, está há quase um mês no Egito para o resgate dos repatriados oriundos da Faixa de Gaza. Os outros voos partiram de Tel Aviv, em Israel, e de Amã, na Jordânia, com brasileiros que estavam no território palestino da Cisjordânia. 

Com os dez voos, a Operação Voltando em Paz terá transportado um total de 1.477 passageiros, além de 53 animais domésticos. Do total, foram 1.462 brasileiros, 11 palestinos, três bolivianas e uma jordaniana.

No dia 7 de outubro, o Hamas, que controla a Faixa de Gaza, lançou um ataque surpresa de mísseis contra Israel e a incursão de combatentes armados por terra, matando civis e militares e fazendo centenas de reféns israelenses e estrangeiros. Em resposta, Israel bombardeou várias infraestruturas do Hamas, em Gaza, e impôs cerco total ao território, com o corte do abastecimento de água, combustível e energia elétrica.

Os ataques já deixaram milhares de mortos, feridos e desabrigados nos dois territórios. A guerra entre Israel e Hamas tem origem na disputa por territórios que já foram ocupados por diversos povos, como hebreus e filisteus, dos quais descendem israelenses e palestinos.

 

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Um em cada três alunos inscritos não compareceu ao segundo dia do Enem

 

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Abstenção ficou na média de edições anteriores da prova

Foto: Rafa Neddermeyer – Agência Brasil

A ausência dos inscritos no segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ficou em 32%, ou seja, um em cada três inscritos não compareceu aos locais de prova neste domingo (12). Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram na edição deste ano do exame. A ausência neste domingo foi a mesma do segundo dia da edição de 2022, quando 32% dos inscritos também faltaram.

A média histórica de abstenção no Enem gira em torno de um terço dos inscritos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A exceção foi durante os dois primeiros anos da pandemia. Em 2021, a abstenção bateu o recorde de 55%. Antes, o recorde havia sido em 2009, quando 37% dos inscritos não compareceram à prova.

O ministro da Educação Camilo Santana destacou que entre as prioridades para o próximo ano estão aumentar o número de inscrições e diminuir as abstenções.   

“Vamos fazer uma grande avaliação final desse Enem para que possamos, não só ampliar o número de participantes, mas diminuir esse percentual [de ausência], apesar de, historicamente, ter sido esse o percentual.” 

Eliminações

Neste segundo dia de provas, quando foram testados os conhecimentos de ciências da natureza e matemática, foram eliminados 2.217 participantes. Os motivos vão desde alunos que portavam equipamento eletrônico ou material impresso, até aqueles que não atenderam as orientações do fiscal ou saíram antes da hora permitida (15h30). Foram registrados ainda 859 problemas logísticos, como emergências médicas, interrupção temporária de luz ou problemas de abastecimento de água.  

Com isso, o presidente do Inep, Manuel Palácios, avaliou que o dia de prova transcorreu dentro da normalidade: “exceto poucos episódios com pequenos incidentes, a aplicação ocorreu com tranquilidade em todo o país”.  

Questão anulada

Uma questão que tratava da gripe causada pelo vírus H1N1 foi anulada por falta de ineditismo. Isso porque essa mesma questão já havia sido aplicada na edição do Enem para pessoas privadas de liberdade, em 2010. Segundo o Ministério da Educação, a anulação dessa questão não interfere no resultado do Enem.  

Além disso, o Ministério identificou, assim como no primeiro dia de provas, um vazamento de foto de um dos cadernos da prova às 17h, antes do horário permitido para sair com a prova impressa, que é às 18h. O ministro da Educação, Camilo Santana, informou que a Polícia Federal foi acionada para investigar o caso, mas que esse vazamento também não prejudicou a aplicação do Enem.  

“Lembrando que não há nenhum prejuízo porque não houve confirmação de vazamento antes do início da prova. A prova já tinha iniciado às 13h30, todos os portões estavam fechados, e três horas e meia depois houve essa circulação. A Polícia Federal colocará todo o rigo para apurar esse fato criminoso.” 

Neste domingo, a Polícia Federal identificou oito suspeitos acusados de vazar a prova no primeiro dia do Enem, no domingo passado. À semelhança do ocorrido neste segundo dia de prova, não foram identificadas fotos antes do início do teste.  

Reaplicação  

Os estudantes que se sentiram prejudicados por algum motivo podem solicitar a reaplicação da prova. O pedido deve ser feito por meio da Página do Participante, de 13 a 17 de novembro. A reaplicação ocorrerá nos dias 12 e 13 de dezembro.  

“Quem foi prejudicado por problemas logísticos ou acometido por doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, pode pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. O mesmo vale para as pessoas que não compareceram porque foram alocadas a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição.”

O segundo dia do Enem de 2023 testou os estudantes em 90 questões de ciências da natureza e matemática. As provas foram aplicadas em 1.750 municípios com mais de 132 mil salas para realização do exame.  

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ARTIGO – Dr.Fábio Dáquilla

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Reforma tributária: boa ou ruim para os municípios?

A Reforma Tributária (PEC nº 45 de 2019) finalmente foi aprovada no Senado Federal, sobre a qual foram realizadas várias alterações ao texto original do projeto. Agora que a PEC retornou para apreciação da Câmara dos Deputados, permanecem muitas dúvidas sobre o seu real impacto econômico, especialmente na realidade dos municípios brasileiros.

Primeiramente, vejamos os principais pontos do texto aprovado pelo Senado, que teve como base o relatório do senador Eduardo Braga.

Pontos da Reforma Tributária

A principal novidade ao sistema tributário brasileiro seria a criação de um Imposto Sobre o Valor Agregado (IVA), que existiria sob duas formas. A primeira de competência federal, que agregaria os antigos impostos PIS, COFINS e IPI em uma única Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). A segunda, a ser compartilhada por estados e municípios por meio da unificação do ICMS estadual com o ISS municipal, o que geraria o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

Entretanto, o percentual a ser cobrado no IVA ainda será definido em regulamentação complementar. Segundo projeções do Ministério da Fazenda, ele deverá ser aproximadamente de 27,5% sobre o valor do produto, o que a princípio não aumentaria nem reduziria a atual carga tributária do país. Ademais, haveria uma transição no processo de unificação dos atuais impostos até 2032.

Outro aspecto importante é que os impostos serão cobrados no local final de prestação do bem ou serviço. Assim, como eles não serão tributados na origem, evitar-se-ia a “guerra fiscal” entre os estados do país. Além disso, podemos citar em resumo outras modificações aprovadas na PEC 45/2019:

– Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) a ser iniciada em 2027 para subsidiar os bens produzidos na Zona Franca de Manaus;

– Entrada em vigor do Imposto Seletivo, conhecido como “Imposto sobre o Pecado”, a onerar o consumo de cigarros e bebidas alcóolicas;

– Mecanismo de trava de aumento da cobrança durante os primeiros anos da Reforma Tributária, com base na média de arrecadação dos impostos extintos e o PIB;

– Benefícios a estados e municípios que aumentarem a sua arrecadação sem aumento de alíquotas;

– Criação de uma cesta básica nacional de alimentos com isenção de CBS e IBS, assim como uma “cesta básica estendida” com redução de 60% nas alíquotas padrão;

– Possibilidade de “cashback” – devolução de impostos para os beneficiários de programas sociais, com o objetivo de combater a desigualdade de renda;

– IPVA sobre jatos, lanchas e iates particulares, sem finalidade produtiva;

– Tributação progressiva sobre heranças, inclusive as provenientes do exterior;

– Criação de Fundo de Desenvolvimento Regional para reduzir as desigualdades regionais e sociais, assim como distribuir recursos da União a estados e ao DF;

– Criação de Fundo de Compensação para pessoas físicas, jurídicas, estados e municípios que, por causa do IVA, perderão incentivos fiscais garantidos até 2032;

– Criação do Comitê Gestor do IBS, que centralizará a arrecadação do IVA compartilhado entre estados e municípios;

– Isenção tributária para os Correios;

– Crédito presumido de incentivo para produção de veículos ecológicos.

Exceções

Embora os principais defensores da Reforma Tributária apontassem a necessidade da máxima equidade possível na cobrança, a PEC 45/2019 aprovada no Senado introduziu uma série de exceções para a regra básica, principalmente baseada em centenas de emendas apresentadas pelos senadores.

Estão previstos privilégios ou isenções tributárias para os setores de educação, saúde, transporte, alimentação, comunicação, agropecuária, segurança, ciência, hotelaria, diplomacia, saneamento, entidades religiosas e entretenimento.

Por exemplo, uma medida que repercutiu bastante foi a redução tributária de 30% para profissionais liberais como advogados e contadores.

De fato, o elevado número de exceções foi o responsável por elevar a projeção da alíquota do IVA, estimada em 27,5%. Caso esta base de cálculo sobre o consumo se mantenha, o Brasil teria a maior alíquota desse modelo no mundo. A saber, a média dos países da OCDE é de 19%, da União Europeia é de 21% e a do Japão de 10%.

Nesse sentido, a parcela vulnerável da população seria a mais prejudicada por um modelo de alta tributação sobre o consumo.

Efeitos sobre o pacto federativo

Enfim, vários setores de destaque da sociedade já externaram as suas preocupações diante das alterações aprovadas no Senado Federal. Em primeiro lugar, o Consórcio de Governadores do Sul e do Sudeste criticou a quantidade de privilégios presentes no projeto, o que poderia criar distorções que agravassem o conflito fiscal entre os estados.

Além disso, o Comitê dos Secretários de Fazenda Estaduais (COMSEFAZ) denunciou o esvaziamento da influência dos poderes dos estados sobre o novo sistema, que centralizaria excessivamente a administração tributária do país na União. Sobretudo, este ponto se torna ainda mais problemático quando se considera que o ICMS, a ser substituído pelo IBS, é a principal fonte de arrecadação dos governos estaduais.

Vale lembrar que a União já arrecada aproximadamente dois terços de todos os tributos brasileiros. Caso a PEC da Reforma Tributária seja aprovada com as atuais modificações, restariam aos estados e municípios tributos de baixo fluxo arrecadatório, como o ITBI ou o ITCMD, o que comprometeria significativamente a sua arrecadação própria, e, consequentemente, a prestação de serviços públicos.

Em relação aos papéis do Fundo de Desenvolvimento Regional e do Fundo de Compensação, a natureza da sua criação reflete o crescimento da dependência que os estados e municípios brasileiros já possuem perante a União.

A composição do Comitê Gestor do IBS compartilhado previsto na PEC é um caso que traduz essa preocupação dos estados e municípios. De acordo com a nova regra, a organização seria composta por 27 conselheiros, cada um representando uma unidade da federação. Desse número, 14 seriam eleitos pelos municípios com mesmo peso de voto e 13 com voto ponderado baseado na quantidade de habitantes.

Por outro lado, as decisões tomadas pelo Comitê só seriam concretizadas com o voto da maioria absoluta dos representantes dos estados, em um montante que represente mais de 50% da população do país, e também com a maioria absoluta dos indicados dos municípios.

Impacto sobre os municípios

Como foi dito anteriormente, o ICMS representa a maior parte da arrecadação atual dos estados, e o ISS representa boa parte da arrecadação dos municípios (especialmente a dos mais populosos). No caso da repartição do ICMS aos municípios, o critério em vigor da repartição do imposto é o Valor Adicionado Fiscal (VAF), que atua como um indicador da atividade econômica da cidade.

Com a Reforma Tributária, o ICMS seria absorvido pelo IBS. Porém, em vez de focar na atividade econômica, o novo critério de repasse aos municípios teria o tamanho da população como referência principal. Desse modo, as cidades mais populosas receberiam a maior fatia da arrecadação prevista, o que relegaria a segundo plano fatores como planejamento econômico e industrial.

Dessa maneira, os municípios que anteriormente baseavam o seu orçamento na antiga regra qualitativa, teriam as suas receitas bastante comprometidas com o critério populacional quantitativo.

De acordo com um levantamento recente de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas, oito estados brasileiros teriam mais municípios que perderiam do que ganhariam com a nova regra tributária, como Goiás e Rio de Janeiro. Além disso, existiriam cidades que, mesmo sendo populosas, sofreriam queda na arrecadação devido à natureza de sua atividade econômica.

Por fim, existe ainda uma perspectiva política de revisão na Câmara Federal das alterações promovidas pelos senadores. Embora o Governo Federal oriente pela manutenção da PEC 45/2019 do jeito que se encontra, o debate e a pressão de importantes agentes da sociedade civil e representantes dos entes federativos sobre os deputados pode acarretar correções no texto da Reforma.

Esta iniciativa se prova ainda mais viável quando se leva em conta que a votação no Senado Federal foi bastante apertada, com uma aprovação difícil, o que demonstra a falta de consenso entre os congressistas sobre o tema.

Desse modo, poder-se-ia atingir o verdadeiro objetivo de uma transformação tributária virtuosa (e que há consenso na necessidade): a simplificação e racionalização com equidade do sistema de arrecadação e redução da cobrança sobre a população, sem prejuízo para os entes da federação.


[1] Fábio Dáquilla é Consultor do Senado Federal, Pós Graduado em Direito Tributário, Economia do Setor Público e MBA em mercado de capitais. Consultor associado da 4dm consultoria.

MENSAGEM AOS VEREADORES E VEREADORAS

( Faça chegar ao conhecimento do seu Deputado ou Deputada  Federal e  Senador  ou Senadora da República)

PARTE 1

5 |(cinco) Motivos para participar da FRENTE PARLAMENTAR MISTA PARA O FORTALECIMENTO DAS CÂMARAS MUNICIPAIS

1 – A participação nesta iniciativa mostra o comprometimento do deputado com a melhoria da atuação das Câmaras Municipais, um órgão fundamental para a democracia e representatividade dos cidadãos.

2 – A Frente Parlamentar Mista é um espaço dedicado ao fortalecimento das Câmaras Municipais e Vereadores, ampliando a capacidade de exercício do Legislativo municipal e garantindo um melhor suporte técnico-institucional nas instâncias brasileiras.

3 – Ao aderir a esta Frente, o deputado demonstrará seu apoio à autonomia e representatividade dos mandatos dos vereadores, contribuindo também para o avanço da legislação em benefício dos municípios.

4 – A recriação da Frente Parlamentar Mista é essencial para continuidade e aperfeiçoamento do trabalho realizado em consonância com as demandas e anseios das câmaras municipais presentes no Brasil.

5 – O apoio do parlamentar à ABRACAM fortalece a defesa por medidas que promovam a integração, a cooperação e a troca de experiências entre a União e as esferas de poder local através das Câmaras Municipais.

PARTE 2

A ABRACAM – Associação Brasileira de Câmaras Municipais, juntamente com o apoio do deputado Domingos Sávio (PL-MG, criou em 2011, COMPOSTA POR DEPUTADOS E SENADORES, a primeira Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento das Câmaras Municipais e Vereadores, sendo que cada vez que se encerra a legislatura também encerra o seu trabalho naquele período.

Na Legislatura atual, precisa ser recriada.

Contamos com o apoio da sua bancada, para que tenhamos o número necessario para abertura da FRENTE PARLAMENTAR MISTA.

O seu apoio é importante e poderá ser feito pelo QR CODE em seu gabinete ou no celular, bastando colocar o QR CODE abaixo.

Nos informe da adesão, para que possamos divulgar em nossas Redes Sociais, pelo WHATSAPP (61 ) 98191.9906 e (61) 98218-5500 com Milton Atanazxio – Diretor da ABRACAM.

Agradecemos,

ROGÉRIO RODRIGUES – Presidente Nacional da ABRACAM

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ARTIGO ESPECIAL

 7 motivos para se participar de Capacitação e Cursos da ABRACAM em Brasília

Participar de eventos da ABRACAM em Brasília pode trazer diversos benefícios para o aprimoramento e a aprendizagem dos vereadores. Algumas vantagens incluem:

1. Conhecimento legislativo: Os cursos oferecem a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre as leis e regulamentos que regem o trabalho legislativo, proporcionando uma base sólida para a atuação como vereador.

2. Atualização sobre políticas públicas: Brasília é a capital federal e abriga os órgãos do governo central. Participar de cursos na cidade permite que os vereadores estejam atualizados sobre as políticas públicas em andamento e obtenham insights valiosos sobre como aplicá-las em seu município. Oportunidade de verificar ”in loco”, como é o funcionamento da máquina pública federal.

3. Networking e troca de experiências: Essas capacitações reúnem vereadores de diferentes regiões do país, criando a oportunidade de estabelecer contatos e compartilhar experiências com outros políticos. Isso pode levar a parcerias e colaborações futuras, além de permitir a troca de informações e boas práticas.

4. Fortalecimento da atuação política: Os cursos oferecem treinamentos específicos sobre habilidades políticas, como articulação, negociação e comunicação. O aprendizado nessas áreas pode fortalecer a atuação política dos vereadores, ajudando-os a alcançar seus objetivos e representar melhor os interesses da comunidade.

5. Acesso a informações e recursos: Participar de capacitações em Brasília pode proporcionar acesso a informações privilegiadas e recursos que podem ser úteis no exercício do mandato, como pesquisas, estudos e dados oficiais.

6. Ampliação da visão e perspectiva: Ao interagir com outros vereadores e participar de cursos, os políticos têm a oportunidade de ampliar sua visão e perspectiva, entendendo diferentes realidades e desafios enfrentados em outros municípios. Isso contribui para uma atuação mais abrangente e comprometida com o bem-estar da sociedade como um todo.

7. Capacitação técnica: Além das questões políticas, os cursos em Brasília também podem fornecer capacitação técnica em áreas como gestão pública, finanças, legislação e administração municipal. Essas habilidades são fundamentais para o desempenho eficiente do papel de vereador.

Em resumo, participar de cursos e capacitações em Brasília é uma oportunidade valiosa para os vereadores se aprimorarem e melhorarem sua atuação política, adquirindo conhecimentos, habilidades e recursos que contribuirão para um mandato mais eficaz e engajado.

O Presidente de Câmara que tiver consciência e visão para uma gestão de Excelência, com certeza avaliará esses argumentos aqui colocados.

Te esperamos aqui em Brasília. Inscrições pelo site da ABRACAM.www.abracambrasil.org.br

Aos presidentes de Câmaras Municipais que ainda não se filiaram, preços especiais para novas filiações. Venha conversar

 conosco:   MEU CONTATO (61) 98191-9906 Milton ATANAZIO – DIRETOR-EXECUTIVO

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 Vereadores e Vereadoras: Por que se filiar a ABRACAM ?

Por Milton Atanazio

A ABRACAM é uma entidade de representação institucional e tem como finalidade primordial, o fortalecimento do poder Legislativo Municipal e busca pela qualificação de seus vereadores e servidores, como forma de conscientizar os mesmos, para uma atividade parlamentar mais eficaz, voltada para a ética, a probidade, a harmonia e a independência do Poder Legislativo.

Fundada no ano de 1999, portanto com 24 anos de existência, vem congregando as Câmaras Municipais, lutando para o alargamento da autonomia municipal e representando as Câmaras Municipais, de forma institucional junto aos poderes constituídos do Município, Estado e União.

Fortaleça uma entidade que tem como finalidade primordial, o vigor do Poder Legislativo Municipal.

Com sede em Brasília, a ABRACAM está com suas portas abertas para receber Vereadores e servidores, mostrando seus produtos e serviços;

  • A ABRACAM oferece assessoria jurídica em: Pareceres específicos nas áreas administrativas, processo legislativo e projetos de leis;
  • Consultoria jurídica: Para atualização da Lei Orgânica e Regimento Interno;
  • Oferece Modelo de Excelência em Gestão para as Câmaras Municipais: Implantando um modelo de gestão pública moderna e eficiente que resulte no reconhecimento popular e no melhor funcionamento da Câmara;
  • Representa os Vereadores junto aos Poderes constituídos da União, Estados e Municípios;
  • Informações sobre Leis Federais e decisões do Supremo Tribunal Federal e interesse dos Municípios;
  • Acompanhamento no Congresso Nacional de matérias de interesse das Câmaras e dos Municípios;
  • Oferece cursos de Capacitação, Seminários e Eventos por todos os Estados brasileiros, sobre assuntos específicos e de interesse das Câmaras Municipais;
  • O filiado goza de descontos, quando inscritos em Cursos de Capacitação e Eventos.
  • TV Legislativa: Representação junto a Câmara dos Deputados para implantação da TV Legislativa nas Câmaras interessadas;
  • Elaboração de Projetos de Leis, códigos, reforma administrativa e outros;
  • Identidade do Vereador
  • E mais…

Venha conversar conosco e faça já a sua filiação. (61) 3322-0499 (Secretaria) – (61) 98111-0460 (Presidência).

Aos presidentes de Câmaras Municipais que ainda não se filiaram, preços especiais para novas filiações.

*Milton Atanazio é diretor de Comunicação da ABRACAM – (61) 9 8191.9906

 Informe-se no site:   www.abracambrasil.org.br   Ou (61) 9 8191.9906 c/Milton Atanazio

 

 Convite da ABRACAM

 A Importância de estabelecer uma Frente Parlamentar para o Fortalecimento do Município

 

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Por Milton Atanazio

Um deputado federal é um representante eleito pelo povo para trabalhar no Congresso Nacional, em Brasília. Sua função é propor, discutir e votar leis que abrangem o país e sua população.

A importância do deputado federal para os vereadores nos municípios está em sua capacidade de influenciar nas políticas públicas federais que atuavam diretamente no município e seus habitantes. Dessa forma, o deputado federal pode destinar emendas parlamentares para o município, ajudando a viabilizar projetos de infraestrutura, saúde, educação, entre outros.

Para os vereadores, o contato e a relação com o deputado federal se tornam cruciais para trazer recursos e benefícios para o município, assim como para dialogar e propor questões que impactam diretamente os moradores da cidade.

Por outro lado, as frentes parlamentares podem ser formadas tanto por deputados de diferentes partidos, como por membros de um mesmo partido. Quando é uma frente parlamentar mista, quer dizer que é integrada tanto por Deputados quanto Senadores. São compostas por um presidente, um vice-presidente e secretários e podem convidar especialistas, acadêmicos, representantes da sociedade civil e outros atores relevantes para contribuírem com seus conhecimentos durante os trabalhos.

Essas frentes têm a prerrogativa de realizar audiências públicas, propor projetos de lei e modificar leis existentes relacionadas à área temática que representam. Dessa forma, seu objetivo principal é fomentar a discussão e o diálogo entre diversos setores da sociedade civil e do poder legislativo, buscando a tomada de decisões e ações motivacionais em conhecimento técnico e nas demandas da sociedade sobre um determinado tema.

A ABRACAM, juntamente com o apoio do deputado federal do deputado Domingos Sávio, criou, a primeira Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento das Câmaras Municipais e Vereadores, desde 2011, sendo que cada vez que se encerra a legislatura também encerra o seu trabalho naquele período.Na Legislatura atual, precisa ser recriada.

Isto posto, a ABRACAM vem solicitando a todos os vereadores e vereadoras, que façam contato e peçam para os seus parlamentares federais, que assinem a inclusão nessa frente, que pode ser feito diretamente pelo deputado em seu gabinete ou celular, bastando colocar o Código QR abaixo. É feito eletronicamente, o que facilita a inclusão.

Assuntos que incluem os municípios e a população em geral, representados pelos vereadores nos seus respectivos municípios merecem atenção do deputado federal, que deve estar sempre presente, e não a cada quatro anos quando precisa se reeleger, buscando votos. O vereador é o político primeiro, que convive diretamente com a população.

É essencial que os deputados federais estejam sempre presentes e atentos aos assuntos que envolvem os municípios e a população em geral, representados pelos vereadores em seus respectivos municípios. O trabalho do vereador é de extrema importância, pois eles convivem diretamente com a população e conhecem de perto suas necessidades.

Portanto, espera-se que os parlamentares se engajem nessa frente parlamentar, demonstrando comprometimento e preocupação com o fortalecimento das câmaras municipais e o bem-estar da população.

*Milton Atanazio é jornalista, Diretor-Executivo da ABRACAM, Editor da Revista VOX e Clipping Abracambrasil

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Comemoramos hoje:

Dia de Santa Luzia; Dia Nacional do Cego; Dia do Marinheiro; Dia do Ótico; Dia do Engenheiro Avaliador e Perito de Engenharia; Dia do Pedreiro; Dia Nacional do Forró e Dia do Lapidador.

CIDADES QUE FAZEM ANIVERSÁRIO:

Anapurus – MA ;Cabo Frio – RJ;Dois Irmãos do Buriti – MS;Meruoca – CE;Mirador – PR;Nova Aurora – GO;Palmelo – GO; Santa Tereza de Goiás – GO e Ubaíra – BA.

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O Editor

Nesta edição, reunimos conteúdos valiosos de fontes atraentes e confiáveis, como a Agência Brasil, Agência Câmara, Agência Senado e o Supremo Tribunal Federal.

As informações estão disponíveis em forma de textos e fotos, além de destacarmos os canais de vídeos dessas entidades no YouTube, ampliando ainda mais nosso acesso.

É inteiramente dedicada ao Legislativo Municipal, sendo um instrumento de fortalecimento das Câmaras Municipais, sobretudo do Vereador e da Vereadora, que são alicerce da pirâmide política brasileira.

Agradecemos a confiança depositada em nosso trabalho.

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