Veja quais são as notícias de destaque nos matutinos brasileiros

Veja quais são as notícias de destaque nos matutinos brasileiros

Bolsonaro não descarta ação militar na Venezuela; Maia muda o tom sobre a Previdência. Jornais de quarta (20)

O presidente Jair Bolsonaro e o presidente dos EUA Donald Trump fazem declaração à imprensa durante conferência na Casa Branca, em Washington — Foto: Brendan Smialowski/AFP

O encontro entre os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump nos Estados Unidos nesta terça-feira (19), gerando emblemáticas concessões feitas pelo Brasil assim como sinalizações de acordos entre as duas nações, ganhou destaque nos principais jornais brasileiros.

O Estado de S.Paulo deu ênfase à postura de Jair Bolsonaro em relação à crise enfrentada na Venezuela. O jornal destaca que o presidente brasileiro passou a adotar uma nova postura, deixando em aberto até uma possível intervenção militar no país sul-americano. “Tem certas questões que se você divulgar deixam de ser estratégicas”, afirmou o presidente brasileiro.

O matutino paulista informa que, nos bastidores, as autoridades americanas afirmam que não pretendem investir em uma intervenção militar. Contudo, preferem deixar a ameaça em aberto. A ala militar brasileira também não quer apoiar o uso de armas no país vizinho. “Bolsonaro não descarta opção militar contra Maduro”, aponta a manchete do Estadão.

A Folha de S.Paulo detalha, na sua primeira página, um novo problema que Bolsonaro enfrentará ao desembarcar no Brasil: a mudança de tom do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, em relação à reforma da Previdência.

Segundo o jornal mais vendido no país, insatisfeito com a articulação do executiva no Congresso na questão da previdência e frustrado na relação direta com o próprio Bolsonaro, Maia questiona o desgaste sofrido por ele ao assumir o protagonismo na defesa das medidas no que diz respeito à reforma, consideradas impopulares pela população.

A Folha afirma que Maia teria ficado particularmente irritado com a declaração pública de Bolsonaro de que estaria sofrendo pressões da velha política. A fala aconteceu após uma reunião que os dois tiveram no Palácio do Alvorada.

O presidente da Câmara estaria decepcionado também com a ausência de lideranças do governo capazes de atender os deputados, ou seja, a chamada desorganização na articulação política.

Além de também registrar a nova postura de Bolsonaro em relação à Venezuela, a Folha ainda ressalta, na sua manchete, que o presidente conseguiu o apoio de Trump para a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), clube dos países mais ricos que pode dar ao país um selo de qualidade de políticas econômicas.

Veja os pontos positivos e negativos aqui.

O jornal paulista e o matutino carioca O Globo, que também destacou o tema em seu título principal, lembram que Bolsonaro decidiu – para ter o apoio na entrada da OCDE – abrir mão do tratamento especial que recebe na Organização Mundial do Comércio (OMC). Desde 1995, quando entrou na OMC, o Brasil é tratado como "país em desenvolvimento" e, por isso, têm algumas vantagens em relação aos outros, como mais prazo para acordos.

No entanto, os Estados Unidos são contra a diferença de tratamento, mesmo se um país for considerado subdesenvolvido. Após a conversa com Bolsonaro, Trump manteve o acordo e afirmou que apoia a entrada do Brasil na OCDE, mas não deu mais detalhes sobre o assunto. “Trump apoia a entrada do Brasil no em clube dos ricos”, afirma a manchete da Folha. ”Bolsonaro cede, e Trump promete apoio comercial", sublinha a manchete do Globo.